Quando se trata de logística, escolher o tipo de transporte ideal é uma das questões mais importantes para o funcionamento do processo de carga.
É importante lembrar que diversos fatores precisam ser considerados para garantir a melhor rentabilidade possível em todo esse processo.
Evitar atrasos, manter a integridade dos produtos, seguir os padrões exigidos pela legislação vigente e garantir um bom custo-benefício são apenas alguns dos objetivos que devem ser atendidos ao optar por uma boa via de transporte.
Pensando em ajudar com isso, neste blog veremos quais as principais perguntas que você deve se fazer e o que considerar na hora de decidir pelo modal de transporte. Continue lendo e confira!
1- O tipo de mercadoria equivale ao transporte pretendido?
O primeiro passo a ser considerado na hora de escolher pelo seu modal de transporte é analisar o perfil da mercadoria que você está tratando..
Por exemplo: No transporte marítimo, é mais comum que sejam destinados commodities, como insumos agrícolas, grãos, petróleo e minérios, produtos com estrutura mais “pesada”, assim como o transporte ferroviário.
Também é necessário avaliar as principais demandas dos itens que serão transportados, para que as vantagens e desvantagens de cada modal de transporte fiquem mais claras no início do processo do ponto de vista das características de cada produto.
2- Qual é as suas medidas e o seu volume?
Após identificar o modal de transporte coerente ao seu perfil de produto, é hora de avaliar se as suas características físicas são viáveis para os modelos escolhidos ou se exigem adaptações.
Se você precisa enviar uma grande carga para o exterior e escolheu pelo modelo de transporte aéreo, por exemplo, é preciso verificar o tamanho exato do produto, como comprimento, largura e altura. Em muitos casos, certos itens sequer passam pela porta do avião!
Nesse caso, se não for possível fragmentar o objeto conforme as limitações máximas para voo passageiro (PAX) ou cargueiro (CAO), é preciso decidir por um transporte por via marítima.
Mesmo nessas situações, outras considerações precisam ser feitas: as medidas caberiam em um contêiner? Qual tipo de caminhão o transportará até o porto? Análises que precisam ser feitas com atenção, já que determinará o destino.
3- Quais os padrões de segurança, exigidas para o tipo de carga?
Caso a sua carga possua um alto valor agregado, nem sempre o transporte rodoviário pode ser a melhor opção, dado o alto índice de roubos e acidentes que podem existir em determinadas regiões.
É importante se certificar que os funcionários envolvidos, prezem pela manutenção de seus veículos e que os motoristas respeitem todos os padrões de segurança.
4- Os parceiros logísticos envolvidos no processo são confiáveis?
Por mais que seja uma das últimas perguntas a serem feitas, identificar se os seus parceiros de logística são confiáveis é uma das perguntas mais importantes a serem feitas.
Esse é um complemento aos cuidados financeiros abordados no item anterior: nenhum planejamento será o bastante caso o dinheiro investido na sua operação seja desperdiçado em serviços ruins!
Tão importante quanto alinhar o modal de transporte à sua realidade logística e financeira, é certificar-se de que os parceiros envolvidos em todo o processo tenha o mesmo compromisso e responsabilidade para ocorrer o processo.
Tudo sobre o setor do Comércio Exterior, no site da Porthos
A Porthos International posta toda semana um artigo ou uma notícia sobre o mundo do comércio exterior, acesse o nosso site e siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas informações.
A Porthos International oferece a melhor tecnologia e logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas.