Automação e escassez: os desafios do transporte por caminhão

empresas de logística

Um estudo feito pelo Journal of Commerce aponta que, 80% dos entrevistados compartilharam que os problemas globais da cadeia de suprimentos aumentaram a frequência das comunicações internas.

 

Ou seja, quando tudo está fora do controle de uma empresa, há uma coisa que ela pode gerenciar: a experiência que ela oferece aos seus clientes. As seguintes tendências da indústria podem se tonar oportunidades diante dos desafios enfrentados no transporte de caminhão.

 

Big Data, Automação

 

Anos atrás, dispositivos chamados tacógrafos começaram a rastrear os tempos de frenagem e parada em caminhões. Os dados de diagnóstico da bateria do veículo e da pressão dos pneus aumentaram a segurança.

 

Agora, os dados desses dispositivos, com os dados de sensores que medem velocidade, frenagem, backup, localização e tempo de inatividade, foram movidos para a nuvem.

 

As empresas podem usar essas informações para melhorar o desempenho e aumentar a lucratividade

 

Investir em uma tecnologia de coleta de dados que apoie uma direção mais segura pagará dividendos para as empresas de transporte rodoviário que a adotarem, beneficiando a experiência de análise de frete do cliente e a segurança do funcionário.

 

Capacidade Crunch

 

Conforme a Freightos, as taxas globais de frete em janeiro de 2022 foram de US$ 9.604, o que é 140% maior do que em janeiro do ano passado.

 

Com os problemas da cadeia de suprimentos e a demanda do consumidor, o aumento das taxas de frete só coloca as empresas de logística em uma situação embaraçosa.

 

Então, o que pode ser realizado? Por enquanto, se você é um fornecedor de transporte, trata-se de aproveitar ao máximo sua capacidade existente, mas de uma nova maneira.

 

Novas rotas de navegação, modos alternativos (aéreo x rodoviário) e o uso de diferentes portos têm sido estratégias bem-sucedidas para manter o frete em movimento.

 

No longo prazo, as empresas de logística precisam se concentrar na construção de cadeias de suprimentos mais flexíveis para atender às necessidades de seus clientes.

 

Investir em capacidade que pode ser elástica e reagir rapidamente às mudanças é um fator essencial.

 

Escassez de Talentos

 

Em 2021, a escassez de motoristas de caminhão atingiu um recorde de 80.000 vagas não preenchidas.

 

Se as tendências atuais continuarem, esse número pode facilmente passar de 160.000 até 2030.

 

Além dos motoristas, os funcionários de todo o setor de logística estão exigindo salários mais altos e melhorias na qualidade de vida no trabalho.

 

Com a demanda mais alta, estivadores, trabalhadores de depósitos e funcionários de companhias aéreas não estão mais dispostos a trabalhar nas mesmas condições e essas questões trabalhistas não desaparecerão tão cedo.

 

A gerência precisará aprender a fazer mais com menos, sem deixar seus funcionários se sentindo pressionados.

 

Aproveitar a tecnologia que torna o agendamento flexível menos demorado permite que os gerentes cubram os turnos.

 

A tecnologia de comunicação permite que o gerenciamento supervisione melhor as comunicações da equipe e evite os custos de comunicações internas ruins.

 

À medida que as empresas crescem na área da logística, será essencial navegar pela interrupção da cadeia de suprimentos e compreender os impactos na logística, sendo crucial que as empresas tenham uma visão de futuro, mantendo essas tendências em mente e estejam preparadas para as mudanças que essas tendências terão no setor a longo prazo.

 

Tudo sobre o setor comercial, no site da Porthos

 

A Porthos posta toda semana um artigo ou uma notícia sobre o mundo do comércio exterior, acesse o nosso site e siga–nos nas redes sociais para acompanhar nossas informações. A Porthos International oferece a melhor tecnologia e logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *