Como a tecnologia API está transformando o frete marítimo

Como a tecnologia API está transformando o frete marítimo

Nos últimos anos, com o impacto do comércio internacional, o mercado global de frete marítimo aumentou significativamente. Estão previstos 66 milhões de TEUs em 2022.

 

Seu tamanho foi avaliado em US$ 6,41 bilhões em 2020 e deve subir para 13,19 bilhões de toneladas até 2028, registrando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,5% de 2021 a 2028.

 

Ele serve como a espinha dorsal da indústria da cadeia de suprimentos global, já que cerca de 80% de todas as mercadorias são transportadas por mar.

 

As 10 maiores operadoras dominam o mercado, controlando 85% do mercado. A tecnologia está contribuindo amplamente para sua posição de liderança acima dos atores independentes.

 

A conexão API, em particular, é um ponto de virada disruptivo na mudança do setor para a digitalização.

 

Construindo sistemas de informação poderosos e flexíveis

 

Acrônimo de “interface de programação de aplicativos”, uma API conecta dados de várias fontes a um centro de tomada de decisão centralizado.

 

Baseada numa transmissão de dados bidirecional, esta ferramenta atua como ponte entre vários sistemas de informação, incluindo os respectivos softwares, bases de dados e dispositivos para uma comunicação contínua.

 

Com as APIs, qualquer empresa pode vincular seus próprios aplicativos aos de seus parceiros e disponibilizá-los amplamente aos usuários pela Internet ou por meio de aplicativos móveis dedicados.

 

Graças a esta interface, os funcionários podem obter a informação ou aceder às funcionalidades de que necessitam numa interface única e simples.

 

O uso de APIs melhorou bastante os serviços, como rastreamento de navios e contêineres, no contexto de uma demanda crescente por visibilidade em tempo real sobre a expedição e a situação do envio.

 

Além disso, graças às APIs, os desenvolvedores não precisam começar do zero para criar programas.

 

Essa ferramenta não apenas facilita o processo de programação, mas também facilita a integração de aplicativos de negócios.

 

Como a tecnologia API mudou o cenário de frete marítimo

 

Milhões de contêineres estão se movendo todos os anos para todos os cantos do globo, com cargas fracionadas a granel e equipamentos sobre rodas etc.

 

A comunicação e coordenação da grande variedade de operações a serem executadas necessitam de ferramentas apropriadas. E a informação é a pedra angular desta rede digital.

 

As APIs são elementos vitais para coletar rapidamente dados exaustivos, atualizados e precisos, minimizar a intervenção humana em suas atividades principais e secundárias.

 

A fim de responder a uma demanda crescente, os provedores de tecnologia e as partes interessadas da primeira indústria digital surgiram e estão se multiplicando rapidamente.

 

Eles fornecem soluções que consideram as especificidades do setor de frete marítimo. Ao fazer isso, eles ajudam seus players a se tornarem mais ágeis, melhorar sua eficiência e aproveitar oportunidades inesperadas que impulsionam o crescimento de seus negócios.

 

As APIs funcionam em segundo plano para concluir uma variedade de tarefas, das mais simples às mais complexas, em muito menos tempo. Assim, eles ajudam a habilitar a automação de processos, simplificar e sincronizar processos e melhorar a visibilidade de ponta a ponta.

 

Tudo sobre o setor comercial, no site da Porthos

 

A Porthos International posta toda semana um artigo ou uma notícia sobre o mundo do comércio exterior, acesse o nosso site e siga–nos nas redes sociais para acompanhar nossas informações. A Porthos International oferece a melhor tecnologia e logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *