Inovação e Tecnologia no Comércio

Inovação e Tecnologia no Comércio

Em todas as áreas a tecnologia esta cada vez mais presente, e no comércio exterior e interior não é diferente. A inovação é necessária para o avanço e para superar desafios eminentes, como os prazos curtos e a segurança das cargas. E essa inovação já faz um tempo que pede passagem no comércio exterior, até com certa urgência.

Em consequência disso, a PWC, elaborou um estudo progressivo, e apontou as maiores tendências tecnológicas no comércio internacional e na área de logística em geral. Confira e deixe o seu comentário.

Drones

Em viagens curtas, principalmente em cidades e meios urbanos, é um desafio entregar mercadoria em tempos curtos e com qualidade. Os drones têm auxiliado bastante algumas empresas que investiram alto em tecnologia, não só em meios urbanos como também na área rural. Como, por exemplo, a Amazon e o Google.

Os drones não só ajudam em rotas de curta distância, como também podem ser muito uteis em gerenciamento de estoque e armazéns, e também para a escolta de mercadorias, trazendo uma segurança de qualidade.

Big Data e Internet of Things

A extração e análise de dados permite melhorar o desempenho e trazer conforto e segurança para os seus clientes. Acontece assim em vários setores e de uma forma muito importante no setor logístico e comercial. Com o Big Data e a Internet of Things, é possível extrair um espelho preciso do que acontece em todas as etapas do fluxo logístico, monitorizando os estoques, os fluxos de materiais e as quantidades massivas de informação. Ao mesmo tempo, consegue-se prever e antecipar problemas, aumentando a segurança.

Impressão 3D

Cada vez mais a produção personalizada esta tomando conta e substituindo a produção padronizada. Isso acontece muito por conta da Impressão 3D, pois com ela não há a necessidade de transportar a mercadoria em longas distâncias até o cliente final. Assim, bastará fazer o transporte dos centros locais, em trajetos mais curtos. Por outro lado, elimina-se a necessidade de ter níveis de estoque elevados, visto que a produção vai acompanhando a procura, o que terá um impacto inevitável nos sistemas de armazenamento.

De entre todas as tecnologias e tendências na logística, esta está ainda em expansão, mas registra já taxas de crescimento elevadas. Isto significa que progressivamente em várias indústrias se prevê mudanças no tempo de fabricação, nos custos com pessoal, na logística e no transporte. Processos complexos, como o transporte e a montagem de peças em fábricas, simplificam-se com a impressão 3D.

 Realidade aumentada e realidade virtual

Realidade aumentada é uma tecnologia inovadora que permite testar produtos e operações em um ambiente real. Já a realidade virtual, simula um ambiente totalmente virtual, permitindo também testar as operações, mas em outras localidades simuladas.

Algumas empresas utilizam essas tecnologias para ajudar no gerenciamento de estoque e na cadeia de suprimentos.

Além disso, com a realidade aumentada, muitos profissionais na área de logística conseguem simular uma rota, ou testar a segurança das mercadorias, principalmente produtos perecíveis.

Robótica e Automação

Por muitos anos a robótica e a automação têm sido utilizadas em vários setores da indústria. Para os sistemas de embalagem, por exemplo, a robótica e a automação são muito utilizadas, também na área de personalização de produtos, o manuseamento de mercadorias, gerenciamento de estoques, e muito mais.

Sendo assim, nos armazéns do mundo todo, a tendência é crescer o número de robôs ajudando os operadores e profissionais da área de logística. Facilitando não só o gerenciamento de produtos e mercadorias, mas ajudando também a automatização de processos com o RPA (Robotic Process Automation), tecnologia que permite realizar automaticamente tarefas rotineiras e repetitivas executadas em grande volume.

Inovação no comércio com a Porthos International

Conte com profissionais experientes e qualificados para prestar uma consultoria logística completa. A Porthos International está no mercado há 20 anos, transportando mercadorias para vários países. Fale conosco, e descubra como podemos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *