O mercado de importação de insumos farmacêuticos e medicamentos

O mercado de importação de insumos farmacêuticos e medicamentos

Um dos setores logísticos que mais se desenvolve é o de importação de insumos farmacêuticos e medicamentos. E também é um dos setores mais exigentes em questão de cuidado e eficiência.

No ano de 2019 as importações de medicamentos ficaram na 10ª colocação no ranking das importações brasileiras, gerando uma participação de 2,41% do total importado.

Desde 2020, as importações de medicamento têm aumentado devido à pandemia do coronavírus. Até maio, foram importados US$ 1,95 bilhão, o que coloca a classe de Medicamentos na 7ª colocação no ranking de principais produtos importados de outros países para o Brasil, em valores.

A Anvisa é a responsável por fazer a fiscalização dessas importações. É importante o importador saber que não é tão simples cumprir os trâmites junto a esse órgão anuente.

Em relação a outros países, o Brasil desenvolve e produz poucos remédios. Dessa forma, só nos resta buscar o mercado internacional para nos abastecer e atender a crescente demanda existente.

Quais principais origens da importação de medicamentos

Vamos descobrir de onde o Brasil importa medicamentos. Confira a lista dos principais países de origem da importação de remédios.

Diferentemente de diversos outros produtos, onde a China lidera, quando tratamos de medicamentos, é a Alemanha quem ocupa o primeiro lugar nas importações brasileiras.

importação de medicamentos

Conte com os profissionais certos

Para gerenciar o setor logístico de medicamentos e cargas perecíveis, é necessário muito cuidado, como já falamos. E para isso é importante contar com profissionais qualificados.

A abertura do mercado farmacêutico para a terceirização provocou uma movimentação por parte das transportadoras na direção da adequação para lidar com os medicamentos. O mercado tem se especializado e já registra um aumento nas opções de operadores aptos a essa categoria de transporte. Mas nem todas as empresas conseguem suprir uma demanda alta.

A Porthos International é uma empresa com experiência internacional de mais de 20 anos, especializada em logística de itens sensíveis, perecíveis e tambem equipamentos aplicados na indústria farmacêutica. Com a Porthos você encontra:

  • Padrões de qualidade controlados e atendimento a certificação GDP;
  • Network de agentes especializados em todos os continentes através da WCA Pharma;
  • Nas bases de MIA e IAD contamos com Walk-incooler para armazenagem e preparo pré-embarque;
  • Equipe treinada para manuseio de cargas com controle de temperatura e interpretação de regulamentações IATA para transporte aéreo;
  • Infraestrutura para reposição de gel e dry ice;
  • Sistemas de gerenciamento dos armazéns;
  • Planos de gerenciamento de risco.

Conte conosco para o gerenciamento e transporte das suas mercadorias, fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *