Os maiores aviões cargueiros do mundo

aviões

O transporte aéreo é um dos transportes mais essenciais para o desenvolvimento econômico e social de um país e, em decorrência da possibilidade de conexões rápidas, facilita o deslocamento de cargas e produtos, permitindo o fluxo de agentes de negócios e impulsionando as atividades comerciais.

 

Diante da extensão territorial do Brasil, o transporte aéreo é, por vezes, o único meio de acesso a determinadas localidades.

 

A redução das distâncias entre e espaço e tempo promove uma maior competitividade econômica, aumenta a produtividade e gera maior eficiência.

 

É visível o rápido desenvolvimento tecnológico desse modo de transporte e o aperfeiçoamento das questões regulatórias que abrangem a aviação civil, essenciais para impulsionar esse modo como um dos segmentos mais dinâmicos existentes.

 

Cada vez mais os aeroportos desempenham um papel essencial na movimentação de cargas.

 

As novas demandas de produção e circulação de mercadorias exigem infraestruturas apropriadas para a logística da movimentação de cargas e a fabricação de aviões ideais, para que as cargas se mantenham seguras e para não ocorrer nenhum acidente na trajetória desse produto.

 

É por isso que a indústria aeronáutica procura se superar cada vez mais, desenvolvendo aeronaves capazes de transportar grandes quantidades ou grandes dimensões, projetando máquinas impressionantes. Pensando nisso, listamos os maiores aviões cargueiros do mundo:

 

1- Antonov 225 Mriya

 

Com 84 metros de comprimento e 88 metros de envergadura, essa potência consegue decolar com 640 toneladas.

 

O AN-225 foi construído na década de 80, em meio à Guerra Fria, para o programa espacial da União Soviética, com a finalidade de carregar o ônibus espacial Buran.

 

O Mriya chegou a ser desativado na década de 90 e retornou as atividades em 2000. Atualmente, é considerada a maior aeronave do mundo, que não está em operação, afirma as autoridades ucranianas após ser destruído durante a invasão Russa na Ucrânia, o que tranquiliza a realidade é que a Antonov anunciou que os planos de reconstrução do avião já estão em andamento.

 

2- Beluga XL

 

O avião Beluga XL, da Airbus, é uma versão melhorada do seu irmão mais velho, Beluga (o Airbus A300-600ST), criado para transportar componentes de aeronaves em fase de construção da Airbus.

 

Em formato de baleia cuja espécie tem seu nome, a Beluga XL possui 30% mais capacidade do que o primeiro Beluga.

 

O novo avião é derivado da família A330 e possui 18 metros de altura, 63 metros de comprimento, fuselagem de 8,8 metros de diâmetro e carga útil máxima de 51 toneladas.

 

3- Lockheed C5 Galaxy

 

Utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos, é maior cargueiro militar em operação.

 

Seu corpo pode comportar até cinco helicópteros. O avião foi construído em 1970 e, além de participar de operações militares, teve papel importante em missões humanitárias.

 

O Lockheed C5 Galaxy deve ser mantido em operação até 2040. O gigante militar tem 75,54 metros de comprimento e 19,85 metros de altura. Vazio, o avião tem 169,6 toneladas, mas decola com um peso total de até 379,6 toneladas.

 

4- Boeing 747 Dreamlifter

 

O Dreamlifter foi criado com base no Boeing 747-400, especialmente modificado para o transporte de carga.

 

Criado para transportar as peças do jato B787 entre as unidades da Boeing, o peso máximo de decolagem dessa aeronave é de 364 toneladas, sendo 113 toneladas de carga.

 

Uma de suas principais características é a “corcunda” da fuselagem, muito semelhante ao dos aviões Beluga, da Airbus.

 

5- Boeing 747-8 Freighter

 

O Boeing 747-8F é uma variante do 747-8 desenvolvido para transportar cargas. Com 447 toneladas de peso máximo de decolagem, a aeronave tem uma capacidade total de cargas de 140 toneladas.

 

O 747-8F oferece 16% a mais de receita em volume de carga do que o 747-400F, outro modelo de cargueiro da Boeing.

 

6- KC-390

 

Produzido no Brasil pela Embraer, o KC-390 é a nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O KC-390 tem capacidade de transportar até 23 toneladas.

 

O compartimento de carga do KC-390 tem 18,5 metros de comprimento, 3,45 de largura e 2,95 de altura, espaço suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves.

 

E esses foram alguns dos maiores aviões cargueiros do mundo, que realizam ou realizaram o transporte de cargas extraordinárias que nem imaginamos que seriam possíveis para um avião.

 

Tudo sobre o setor comercial, no site da Porthos

 

A Porthos posta toda semana um artigo ou uma notícia sobre o mundo do comércio exterior, acesse o nosso site e siga–nos nas redes sociais para acompanhar nossas informações. A Porthos International oferece a melhor tecnologia e logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *