Certificado de origem digital: entenda a importância dessa nova funcionalidade!

Certificado de origem digital: entenda a importância dessa nova funcionalidade!

Em fevereiro de 2024, o Brasil realizou sua primeira exportação para a União Europeia utilizando o certificado de origem digital e essa notícia foi motivo de comemoração para muitos, pois a utilização de documentos digitais e a eliminação de vias físicas facilita bastante o dia a dia do comércio exterior. O certificado de origem é exigido para as exportações brasileiras que utilizam cotas tarifárias europeias, sendo os países da União Europeia alguns dos principais destinos das nossas commodities, principalmente as carnes de frango.

 

Para se ter uma noção do ganho de tempo obtido a partir da utilização do certificado de origem digital, a emissão do documento físico levava até 09 dias para ser efetuada. No entanto, o digital leva poucos minutos!

 

Estima-se que além da economia de tempo, os exportadores brasileiros irão economizar cerca de R$2,3 bilhões anualmente com a digitalização do certificado.

 

Como o próprio nome sugere, o certificado de origem tem como sua principal função comprovar que os produtos em questão foram fabricados no país declarado no documento, qualificando as mercadorias e garantindo o tratamento tarifário adequado de acordo com a legislação em vigor.

 

Quais são os documentos exigidos nas exportações?

Se você já exporta ou planeja exportar, é essencial se planejar com antecedência e fazer um check list com os documentos exigidos na operação, evitando assim surpresas desagradáveis durante o processo de liberação da sua carga na alfândega brasileira.

 

Também é muito importante se atentar às exigências do país de destino das suas mercadorias, entendendo assim quais documentos precisarão ser apresentados para que a entrada dos produtos brasileiros no destino final ocorra sem problemas com as autoridades.

 

Além do certificado de origem, alguns dos documentos essenciais em todas as exportações oriundas do Brasil, são:

 

  • Proforma Invoice;
  • Commercial invoice;
  • Packing List;
  • Nota Fiscal de Exportação;
  • Declaração Única de Exportação;
  • Conhecimento de Embarque (B/L ou AWB).

 

Sabemos que cada processo de exportação possui suas peculiaridades, cabendo a cada exportador analisar as exigências para garantir uma operação de sucesso. Mas fique tranquilo! A Porthos possui as soluções que você precisa para exportar sem preocupações. A nossa equipe de especialistas cuida de todas as etapas do início ao fim do seu processo, garantindo todas as conformidades!

 

Qual é o volume de exportação do Brasil?

As exportações representam um importante pilar da economia brasileira, sendo de grande importância para diversos setores. Ano a ano o Brasil vem aumentando a sua participação no comércio internacional, principalmente em alguns segmentos, como a agricultura e a indústria extrativa.

 

Afinal, você sabe o que o Brasil exporta, a quantidade e para onde essas mercadorias vão? Confira alguns dados!

 

O Brasil ocupa a 26ª colocação do ranking dentre os maiores exportadores mundiais, o que nos mostra que ainda temos muito espaço para evoluir, se considerarmos a nossa extensão territorial e nossa capacidade produtiva. Em 2023, o país exportou quase US$340 bilhões, sendo os principais destaques dos nossos embarques a soja, o petróleo bruto e o minério de ferro.

 

Ao analisarmos os principais destinos das nossas mercadorias, os grandes destaques são a China, que importa praticamente ⅓ de tudo que embarcamos, seguida dos Estados Unidos, com participação de 10%, aproximadamente, Argentina, 5%, Holanda, 3,6%, além do México, Chile, Espanha, Japão, dentre outros.

 

Que tal expandir os seus negócios através das exportações? Nós cuidamos de toda a documentação e das burocracias aduaneiras para você. Conte com a Porthos e fique tranquilo em suas operações logísticas internacionais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *