EUA e sua importância para o Brasil: conheça em detalhes as importações brasileiras

EUA e sua importância para o Brasil: conheça em detalhes as importações brasileiras

A relação econômica entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) se tornou fundamental para a estabilidade e desenvolvimento da nação brasileira. Ambos os países compartilham uma significativa interdependência desde um importante comércio bilateral até a influência nos mercados globais e nos investimentos financeiros. Os norte-americanos, em escala mundial, são os maiores importadores e os segundo maiores exportadores de mercadorias do mundo, e quando trata-se de serviços, eles lideram tanto na importação quanto na exportação.

 

Com um impacto local e global, qual é a relevância deste mercado para o Brasil? Vamos explorar juntos ao longo deste artigo. Boa leitura!

Estados Unidos: Qual sua importância para nossa economia?

 

Relativamente enorme! Com diversos pontos a serem observados entre a relação dessas duas tão importantes economias globais, o comércio exterior se destaca em primeiro lugar. Sendo um dos principais parceiros do Brasil, ambos países tem um volume considerável de importações e exportações em uma variedade de setores, desde indústria até serviços.

 

Outro ponto a ser considerado são os investimentos, as empresas norte-americanas investem no Brasil com foco na contribuição de desenvolvimento como setores de energia, infraestrutura, finanças e tecnologia, auxiliando o Brasil a impulsionar o crescimento econômico gerando empregos e melhorando a economia nacional. Essa busca de investimentos traz o dólar para o Brasil influenciando diretamente as taxas de câmbio, taxa de juros e a bolsa de valores.

 

Já na tecnologia e inovação o Brasil busca constantemente parcerias e investimentos dos EUA para auxiliar no desenvolvimento tecnológico do país em diversos setores da economia brasileira.

 

Importações brasileiras oriundas dos EUA: Qual são os principais produtos?

 

São diversos os produtos que o Brasil importa dos EUA, contudo os principais são:

 

  1. Produtos químicos:
    1. Medicamentos, produtos farmacêuticos – se tornando a quarta maior importação brasileira oriunda dos EUA em 2023, em torno de USD 7,3bi;
    2. Adubos e fertilizantes – Visto que na estatística de importação de 2023, ficou em primeiro lugar, com em torno de USD 13,4bi.
  2. Combustíveis e lubrificantes:
    1. Gasolina, diesel, produtos petrolíferos, minerais betuminosos – ficando em segundo lugar nas importações de 2023.
  3. Produtos eletrônicos:
    1. Computadores, telefones celulares, componentes eletrônicos, equipamentos de telecomunicação – em torno de USD 7bi de importações no ano de 2023.
  4. Veículos e autopeças:
    1. Carros, caminhões, acessórios e peças automotivas – também ficaram no ranking com uma boa fatia de mercado, sendo USD 6,7BI em 2023

 

Além destes, alguns outros produtos também se destacam, sendo:

 

  • Máquinas e equipamentos: maquinário industrial, agrícolas, equipamentos médicos
  • Produtos agrícolas: alguns tipos de grãos, frutas, sementes
  • Combustíveis e lubrificantes: Gasolina, diesel, produtos petrolíferos.

 

Brasil x EUA: Quais são os acordos comerciais entre os países?

 

Mesmo não havendo um acordo de livre comércio, existem alguns acordos com foco na busca de cooperação econômica para assim facilitar o comércio e os investimentos entre os países, como o GATT (acordo geral sobre tarifas e comércio), visto que ambos os países são membros da OMC (Organização Mundial do Comércio), há o comprometimento com os princípios de um comércio livre e justo.

 

Já para a parte dos investimentos, o acordo TIFA (Acordo de cooperação e facilitação de investimentos) auxilia na cooperação econômica para facilitar os investimentos econômicos entre os dois países.

 

Acordos setoriais e regionais também são bem vistos. Alguns exemplos são para o setor da aviação civil, agricultura, cientifico e tecnológico, bem como energia.

 

O governo federal, através do gov.br, disponibiliza em detalhes todos os acordos que envolvem estes países tão importantes na economia mundial.

 

Mas afinal, vale a pena importar dos EUA?

 

Certamente! Contudo, a negociação deve ser feita com cautela e estudo da empresa importadora. Observar se o custo e preço dos produtos e serviços a serem negociados estão competitivos, como tarifas, transporte, seguro compensam o preço do produto importado. Além disso qualidade e exclusividade precisam ir ao encontro das necessidades do importador brasileiro, se o importador busca por um produto com valor agregado, a busca no mercado norte americano é uma ótima escolha.

 

Assim, com um aprofundado estudo de mercado e boa análise que vai ao encontro das necessidades do importador brasileiro, a escolha de importar dos EUA pode ser uma decisão lucrativa e estratégica.

 

Mas, como consigo todas essas informações em detalhes para iniciar meu projeto de importação dos EUA? A Porthos pode auxiliar!

 

Nós temos escritórios nos EUA para facilitar as importações e exportações dos nossos clientes. Conte com a nossa assessoria em agenciamento internacional e garanta as melhores soluções para a sua carga!

 

Curte, comente e compartilhe!

1 thoughts on “EUA e sua importância para o Brasil: conheça em detalhes as importações brasileiras

  1. Pingback: O Recorde na Movimentação de Contêineres no Bimestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *