Transporte de cargas – Peso Cubado e Metro Cúbico

Transporte de cargas - Peso Cubado e Metro Cúbico

Na logística, principalmente em transportes, os termos Peso Cubado e Metro Cúbico são muito utilizados. No entanto, não se trata apenas de uma forma de medição da carga, mas também de uma informação que ajuda em questões importantes, como o carregamento dos veículos e o cálculo do valor de frete.

No dia a dia, usamos muito esses nomes na versão em inglês, Chargeable Weight (C.W) e Cubic Meter (CBM).

Mas afinal, o que é e como se calcula? E quando se aplica?

Escutamos muito essas perguntas por aqui, então hoje vamos conduzir aqui no nosso Blog esse artigo explicando na prática o assunto.

Ambos são cálculos de medidas utilizados para precificação de fretes internacionais e fazem relação as médias finais da carga a ser embarcada.

CBM – Cubic Meter

Esse é o cálculo simples das medidas CxLxA (comprimento x largura x altura).
Nessa configuração, é muito comum ser utilizado para o cálculo de preço no modal marítimo, principalmente para os serviços fracionados (LCL), onde a cobrança será sempre relativa ao espaço ocupado dentro do contêiner, ou pelo peso caso a comparação de peso bruto em tonelada seja maior que o CBM.

Exemplo prático:

Vamos pegar essas informações abaixo para o cálculo e demonstração.

3 volumes
650 quilos, cada = 1.95 tonelada
Dim: C 1.20 x L 1.10 x A 1.70 m, cada = 2.24 x 3 (vol) = 6.72 CBM
Nesse exemplo, o CBM (6.72) é maior em relação ao Peso Bruto (1.95), se o frete marítimo fracionado (LCL) for ofertado a USD 25.00.

Teríamos o cálculo de 6.72 x 25 = USD 168.00 C.W – Chargeable Weight

Esse cálculo é utilizado no modal aéreo e o intuito é aferir o que terá maior valor para o cálculo de frete, se é o peso ou espaço.

Via de regra é considerado no modal aéreo, por diretriz da IATA (associação internacional de transporte aéreo) que para cada metro cúbico no porão da aeronave, deve-se alocar 166,667 quilos de carga. A explicação é simples, se pegarmos um pallet de medidas iguais, um com transporte de plástico e outro metal, logo podemos entender que a relação peso bruto para as mesmas medidas a carga de metal terá
um peso maior. De acordo?

Exemplo prático:

Pegando o mesmo exemplo anterior de carga, onde já temos o cálculo de CBM, deveremos apenas incluir no cálculo a multiplicação pela relação de peso/espaço da IATA (166.667)

3 volumes

650 quilos, cada = 1.95 tonelada
Dim: C 1.20 x L 1.10 x A 1.70 m x 166,667 = 374 kg C.W, cada

Nesse exemplo, o C.W de cada volume é menor em relação ao peso bruto, logo, podemos entender que o cálculo de frete aéreo será calculado pelo peso bruto real da carga.

Se a cia aérea aplicar uma tarifa de USD 1.50/kg, teríamos o cálculo 1950 kg x USD

1.50 = USD
2,925.00

Um alerta: nesse cenário de frete aéreo, vimos aqui o cálculo de “via de regra”, mas a cia aérea tem total autonomia de sobre taxar o C.W da carga ofertada, é comum ocorrer quando alguma dimensão da carga é maior em relação ao equipamento da cia aérea para acomodação de cargas no porão da aeronave. No setor, esse é o famoso “Overweight Surcharge”.

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