Situado a 250km a sul de Xangai, o porto de Ningbo-Zhoushan voltou as suas atividades, depois de mais de 1 ano fechado por conta da pandemia do Covid-19. Durante esse período em que o porto esteve parcialmente fechado, o transporte marítimo mundial sofreu com o aumento de fretes e diminuição da frota. No ano de 2020, o porto movimentou 1,2 mil milhões de toneladas de mercadorias, tornando o porto em o terceiro maior do mundo em embarques.
Um dos principais motivos da abertura do porto de Ningbo-Zhoushan , foi o fechamento do terminal de Meisahn no dia 11 de agosto, por motivo de um dos funcionários se contaminar com Covid-19. O terminal conta com capacidade de 10 milhões de containers. Quase 2.000 funcionários foram colocados em quarentena, no momento em que as cadeias de fornecimento global já estavam em pressão.
Em maio, ocorreu também o fechamento temporário do porto chinês de Yantian , também devido a pandemia, resultando em semanas de atrasos no embarque de mercadorias do mundo inteiro.
O transporte marítimo tem sofrido grande pressão no mundo inteiro, nos últimos meses, devido às restrições sanitárias em vários portos da China e em outros países asiáticos e à recuperação da economia, o que impulsionou a procura por bens.
Veja também:
- O aumento no custo do frete internacional na pandemia
- Os benefícios do Frete Intermodal
- O mercado de importação de insumos farmacêuticos e medicamentos
Fique ligado no blog da Porthos
Acompanhe o nosso blog e fique atualizado com as noticias, artigos e dicas sobre frete internacional e nacional, e tudo sobre logística e transporte.
A Porthos International conta com 20 anos de experiência em comercio exterior e logística internacional e nacional, na hora de buscar uma empresa competente entre em contato conosco, estamos sempre preparados para vários desafios e ajudar a sua empresa.