O impacto da globalização para o Comércio Exterior

O impacto da globalização para o Comércio Exterior

A grande navegação começou no século 16. Com países dispostos a expandir seus territórios e comércio. As rotas para a Ásia e a África interessaram mais aos grandes exploradores. Porque nessa época a troca de mercadorias como especiarias e condimentos assim como objetos do cotidiano era muito extensa. Assim se caracterizou o início da globalização. Porque a intenção de catequizar novas pessoas também faz  parte do nicho abordado.

 

A globalização caracteriza-se pela troca de bens, cultura e moeda entre países e inclui áreas como comércio, sociologia e economia. Portanto, pode-se supor que a geração atual é altamente globalizada. A tecnologia foi de grande importância nesse feito, pois é responsável por conectar cidadãos de diferentes países de maneiras diferentes a todo momento.

 

A forma como os Estados se comunicam entre si, no campo da política,  é característica da globalização, da diplomacia e a manifestação de interesses entre si é  reflexo dos tempos atuais. A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como  Revolução Tecnológica-Científica-Informacional, foi primordial na promoção de  tecnologia, informação e troca de ideias para todas as partes do mundo quase simultaneamente.

 

Enviar cartas para os correios, enviar uma mensagem no celular para um parente de outro país, postar uma foto nas redes sociais, assistir a um filme estrangeiro são características de um mundo altamente globalizado, onde a troca de informações e ações ocorre de repente, sem muito esforço. Isso porque a internet e os aparelhos eletrônicos foram extremamente importantes para que as pessoas pudessem se conectar com quem eram a todo momento. Porém, não só em termos de pessoal, mas também em outras áreas  como  logística,  comércio exterior e comércio exterior.

 

Os dois últimos são de grande importância para a economia entre os países. Porque a troca de bens e produtos é fundamental para as necessidades de cada estado. Isso torna possível entregar as mercadorias em falta mais tarde e/ou obtê-las mais baratas.A oferta também traz receita para a nação que mais exporta, ressaltando que é mais benéfica para um país em relação às importações. Entende-se, portanto, que o comércio de grandes commodities, principalmente  por via marítima e aérea, traz valores elevados para a economia. Pode ser um grande fator que influencia o PIB de um país (Produto Interno Bruto)  e sua prosperidade nacional. Desempenha um papel muito importante na vida dos cidadãos de todos os estados e pode ser o maior progenitor da sociedade atual.

 

As corporações transnacionais, caracterizadas por estarem localizadas em diferentes países, são exemplos de um mundo globalizado. Eles geralmente são grandes e concentrados não apenas em um estado, mas em muitos. Eles têm uma mentalidade de expansão, mesmo entre as pessoas, então consomem seus produtos lá. Os grandes armadores encarregados de transportar mercadorias de outras empresas são exemplos de corporações transnacionais que cruzaram fronteiras nacionais e buscaram seus investimentos em nações diferentes do mundo.

 

Os chamados blocos econômicos são exemplos de um mundo globalizado, eles têm níveis para atingir seu nível máximo. São eles: zona tarifária preferencial, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união política e monetária. Um dos blocos econômicos mais conhecidos e com resultados muito positivos foi a União Europeia, que se consolidou muito bem. Cobertura de várias nações do continente europeu. Nela, os países ajudam-se mutuamente na troca de mercadorias. Soma-se a isso a enorme troca de diferentes pessoas que viajam para diferentes territórios para trabalhar.

 

A globalização através da cultura é buscada para promover a influência que muitas nações podem ter sobre outras. Os chamados grupos musicais também são  responsáveis. Os cantores e atores de séries teens são famosos em todo o mundo, muitas vezes sem  conhecer pessoalmente o país onde fazem sucesso com seu trabalho. Isso é caracterizado pelo desmantelamento de fronteiras causado pela globalização. Assim como a velocidade quase instantânea com que a informação chega a  todos  os cantos do mundo, resultando em uma comunicação muito mais ágil e eficaz.

 

Assim como para o comércio, que viu suas barreiras rompidas  com a globalização. Dependendo das necessidades de uma determinada empresa, o produto em questão pode ser facilmente entregue  de qualquer lugar do mundo e vice-versa. As empresas estão se tornando transnacionais e quase nenhum produto, por exemplo, um carro, terá todas as suas peças de  um país específico. Como resultado, sua produção é barata, o que é vantajoso para  empresas e  comércio. Isso pode resultar em  aumento da produção em e maior variedade de bens para quem os consome.

 

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