Comitê da câmara de comércio exterior admite novas reduções de tarifas

Comitê da câmara de comércio exterior admite novas reduções de tarifas

Segundo o Ministério da Economia, as medidas serão enviadas para a avaliação dos demais membros do bloco.

 

Um conjunto de pleitos para a redução de tarifas de importação foi aprovado pelo Gecex (Comitê-Executivo de Gestão) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia. Com o intuito de baixar de forma permanente 2% das alíquotas de 13 produtos na TEC – TARIFA EXTERNA COMUM e principalmente os pedidos são para zerar o imposto de 15 itens, evitando desabastecimento no país.Em outro voto, também indicado pelo CAT, o Gecex aprovou 13 pleitos, baixando para 2% alíquotas que hoje estão entre 10% e 16%. A medida inclui produtos químicos usados por diversos segmentos industriais, além de itens para eletroímãs, bicicleta, chapas, tiras de alumínio etc.Esses pleitos ainda deverão ser analisados pelo CT-1. Por parte a Camex detalhou; “Os cortes incluem alíquotas de substâncias químicas utilizadas na produção de maquiagens e tinturas; corantes de cabelos; éter para fabricação de concreto; tintas para impressão; máquinas de café; raquetes de tênis e proteínas para indústria de alimentos.

 

Os casos foram aprovados por recomendação do CAT (Comitê de Alterações Tarifárias) da Camex e serão encaminhados à Comissão de Comércio do Mercosul”… Na mesma reunião, o Gecex votou pela inclusão de mais um produto na chamada Lista Covid, com redução tarifária a zero para o medicamento Baricitinibe. No início deste mês, o Ministério da Saúde aceitou a incorporação deste fármaco para o tratamento da covid-19 no Sistema Único de Saúde. O composto é utilizado para tratamento de pacientes adultos com covid-19 hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal. É importante ressaltar que o impacto fiscal da redução é de R$ 3 bilhões. O Ministério da Economia estima que a medida deve diminuir o nível de preços em 0,3% no longo prazo. A redução tarifária só valerá para o Brasil.

 

Tudo sobre comércio exterior

Fique ligado no site da Porthos International e nas nossas redes sociais para mais notícias, informações e artigos sobre o comércio exterior e transporte internacional.

Com mais de 20 anos de experiência a Porthos International é especialista em transporte de cargas internacionalmente. Na hora de buscar um parceiro para mandar ou receber mercadorias, conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *