Essa semana, comemoramos um dia muito especial, o dia internacional das mulheres.
Uma oportunidade de se lembrar sobre a representatividade feminina na nossa sociedade em todas as áreas. E dentro do comércio exterior, felizmente vemos esse crescimento acontecer significativamente. Hoje, são muitas as mulheres que ocupam os melhores cargos do mercado.
Uma circunstância atual muito significativa e inspiradora, foi a ascensão da economista especializada em finanças globais Ngozi OkonjoIweala ao cargo de diretora geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo que desde 1995 só havia sido comandado por homens. Okonjo-Iweala tem 66 anos e possui grande experiência no ramo financeiro, tendo se consolidado por 25 anos como diretora de operações do Banco Mundial e foi a primeira mulher no comando do Ministério das Finanças da Nigéria. O grande desafio da nova chefe é a análise do impacto causado pela pandemia da covid-19 na saúde e economia juntamente com os demais membros da Organização.
Segundo uma pesquisa realizada pela ONU sobre mulheres no primeiro semestre de 2021, o reconhecimento feminino no Brasil ocupa o penúltimo lugar entre os países da América Latina se tratando de cargos de lideranças.
Em negócios relacionados ao comércio internacional, o ponto cultural pela alta diversidade de valores educacionais, familiares e de padrões comportamentais.
Quando se trata de negócios relacionados ao comércio internacional, deve-se levar em consideração que cada país tem seus tabus, conceitos e preconceitos e notoriamente isso se reflete na mesa de reunião. Há influência nas negociações comerciais no âmbito interno e externo.
Temos como exemplo prático, situações onde é preciso negociar com países que tem como dogma cultural ou religioso a submissão da mulher, como os países Árabes. Mesmo possuindo cargos de liderança, as mulheres não são valorizadas, pois boa parte dos membros destes países se recusa a negociar com uma representante do sexo feminino.
É crucial que a mulher esteja disposta a aprimorar o seu conhecimento técnico, frequentemente, não se abalando pelos desafios na carreira do comércio exterior seja em posição de liderança, jurídica, econômica ou operacional, uma vez que toda essa dificuldade é fruto de um processo histórico mundial. Todas são necessárias para que esse setor, indispensável na economia, funcione regularmente de forma sustentável.
O papel das mulheres nas relações comerciais vem trazendo grande ascensão no desenvolvimento do mercado de trabalho, nas empresas e nas negociações, deixando claras as necessidades de abordagens contínuas sobre este tema.
Isso contribui para o fortalecimento do gênero e para o desenvolvimento de políticas que possam expandir a participação de mais mulheres no comércio exterior.
A Porthos apoia esta causa
A Porthos International é uma empresa séria e com princípios, que apoia e encoraja o desenvolvimento dos profissionais da área de comercio exterior, seja qual for o gênero.
A validação da participação das mulheres em seus cargos, acontece de maneira orgânica dentro das nossas dinâmicas.
Com mais de 20 anos de experiência, temos uma equipe pronta e de qualidade para atender as demandas das empresas em nossa área. Entre em contato conosco e saiba mais.