Como as sanções à Rússia podem afetar o Brasil?

Como as sanções à Rússia podem afetar o Brasil?

Infelizmente o mundo está em choque com a guerra entre Rússia e Ucrânia, e esse conflito gerou diversas consequências não só para os dois países, mas também para diversos países que tinham relações comerciais com os dois. É o caso do Brasil, que tinha um comércio direto com a Rússia, e com as sanções impostas pela comunidade internacional sobre e Rússia a oferta de commodities ficou travada, o que encarece ainda mais a gasolina aqui no Brasil.

 

O pacote de sanções anunciado neste último sábado inclui a expulsão dos principais bancos da Rússia do sistema Swift, serviço global de telecomunicações entre instituições financeiras no mundo. Ou seja, essa decisão impede a transferência de dinheiro e trava o comércio entre produtores russos e seus compradores. Um lado não pode faturar e o outro não pode pagar pelas mercadorias.

 

Com isso, segundo especialistas, o Brasil enfrentará o choque das sanções especialmente em duas frentes: o impedimento de livre comércio com a Rússia e os impactos das medidas nos preços de commodities.

 

Quebra na cadeia de transporte marítimo na Rússia e no mundo

 

Além do problema de pagamento, o comércio entre Brasil e Rússia já enfrenta mais uma dificuldade: algumas das maiores empresas globais de transporte marítimo, Maersk e MSC, anunciaram uma interrupção temporária de todo o transporte de contêineres em direção ou partida da Rússia.

 

Segundo uma matéria feita pelo G1, a estabilidade e a segurança das suas atividades já estão sendo prejudiciais de forma direta e indireta pelas sanções internacionais. A suspensão, que abrange todos os portos russos, não inclui alimentos, suprimentos médicos e humanitários.

 

A Maersk contém 31% da operadora portuária russa Global Ports, que trabalha com seis terminais na Rússia e dois na Finlândia. A transportadora dinamarquesa tem cerca de 500 funcionários na Rússia.

 

A Ocean Network Express (ONE), com sede em Singapura, a Hapag Lloyd da Alemanha e o grupo de transporte marítimo MSC, com sede na Suíça também tomaram decisões semelhantes – na prática, suspendendo a cadeia de transportes de mercadorias entre a Rússia e grande parte do mundo.

 

As decisões das empresas também podem gerar novas dificuldades a toda a cadeia global de suprimentos, já comprometida pela pandemia – o que resultou em problemas de fornecimento e alta de preços ao redor do globo.

 

Fique conectado com a Porthos

 

Aqui no blog da Porthos International, você encontra mais notícias e artigos sobre o comercio internacional e transporte de cargas. A Porthos é uma empresa de transporte internacional renomada e com mais de 20 anos de experiência. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *