O papel da tecnologia na otimização da logística internacional

O papel da tecnologia na otimização da logística internacional

A tecnologia tem sido uma grande aliada na otimização da logística internacional, permitindo que empresas possam gerenciar suas operações com mais eficiência e competitividade no mercado global. Dados atuais e estatísticas mostram o impacto da tecnologia na logística internacional.

 

Segundo o relatório “Global Logistics Market Size, Share & Trends Analysis Report By Mode of Transportation” publicado pela Grand View Research, Inc., a tendência para os próximos anos é que a tecnologia continue a impulsionar o mercado de logística, principalmente com a adoção de soluções como Big Data, IoT e inteligência artificial.

 

Outra pesquisa recente, realizada pela DHL, apontou que as soluções de logística inteligente, que combinam tecnologias como robótica, automação, IoT e análise de dados, estão se tornando cada vez mais populares entre empresas que buscam melhorar a eficiência e reduzir custos. Segundo o relatório “Logistics Trend Radar”, da DHL, a logística inteligente pode ajudar empresas a reduzir custos em até 30% e aumentar a produtividade em até 35%.

 

Além disso, a tecnologia tem permitido avanços significativos em áreas como o monitoramento e rastreamento de mercadorias. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Frost & Sullivan, o mercado de rastreamento de ativos e cargas na América Latina deve crescer a uma taxa composta anual de 10,4% até 2024, impulsionado pela adoção de soluções de IoT e inteligência artificial.

 

Outro estudo realizado pela consultoria McKinsey apontou que a automação de processos logísticos pode gerar economias significativas para empresas. Segundo o estudo, a automação pode reduzir os custos de armazenagem em até 50%, diminuir o tempo de entrega em até 40% e melhorar a precisão do inventário em até 20%.

 

Além disso, a tecnologia também tem sido utilizada para melhorar a experiência do cliente na logística internacional. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Oracle, 68% dos consumidores consideram importante receber informações em tempo real sobre o status de suas entregas, enquanto 50% esperam poder escolher o horário de entrega.

 

Em resumo, os dados atuais e estatísticas mostram que a tecnologia tem um papel fundamental na otimização da logística internacional. A adoção de soluções como IoT, inteligência artificial e automação tem permitido que empresas reduzam custos, melhorem a eficiência e ofereçam um serviço mais transparente e personalizado para seus clientes. A tendência é que a tecnologia continue a evoluir e a impulsionar o mercado de logística nos próximos anos.

 

Aqui na Porthos International, utilizamos a tecnologia ao nosso favor e nos mantemos ligados nas tendências que podemos nos beneficiar para o andamento das nossas atividades e serviços. Nosso objetivo é otimizar processos e trazer segurança na aferição e cruzamento de informações, um case prático nosso é o sistema integrado das nossas bases no USA que contam com gerenciamento de armazéns como: entrada e saída, instrução de serviços nas cargas, e fluxo de processo com mudança de status em cada etapa. O perfil desse sistema é o WMS (Warehouse Management System, em tradução: Sistema de Gerenciamento de Armazém), muitas empresas de tecnologia pelo mundo avançam com sistema desse conceito e melhorias continuas são feitas, por aqui estamos avançando em conectar o sistema com equipamentos de aferição de peso, medidas e registros fotográficos. Na nossa analise inicial, um registro de entrada de 1 pallet por exemplo, leva em média 5 minutos, com essa tecnologia e automação passaremos a levar 30 segundos, após pallet posicionado.

 

O Procedimento já existe, nossa aferição tem o intuito de verificar avarias externas, fumigação, dimensões e validação de peso com precisão, nessa próxima etapa traremos mais agilidade ao processo sem perder nossa qualidade e segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *