Entregas por Drone: Quão perto estamos dessa realidade?

Entregas por Drone: Quão perto estamos dessa realidade?

Entregas por drone são uma realidade nas empresas de logística e transporte de cargas hoje?

Conseguir concluir as tarefas diárias de forma mais rápida e fácil, é definitivamente um dos maiores benefícios que a tecnologia trouxe para o mundo.

Embora a implementação de novas tecnologias não seja um conceito fácil, uma vez que se torne realidade e nos acostumemos a ela, é difícil imaginar realizar as mesmas tarefas sem sua ajuda.

É o caso dos drones?

 

Os benefícios dos Drones

 

Os drones podem oferecer entregas mais rápidas porque não precisam lidar com o congestionamento no espaço aéreo. Além disso, eles podem entrar em áreas mais difíceis do que um veículo tradicional.

 

Como não funcionam com combustível, são uma alternativa mais ecológica e, embora ainda precisem de um operador, economizar dinheiro em combustível é um longo caminho. Os drones também são um meio de entrega mais barato.

 

Os drones já são uma realidade, então só precisamos adaptá-los para poder suportar demandas reais de entrega, como mais peso e distâncias maiores.

As limitações dos Drones

 

As leis que cercam o uso de drones podem ser vistas como uma das principais razões pelas quais sua implementação é tão lenta em nosso modelo de implantação atual.

 

Em primeiro lugar, as regras diferem de região para região, quão alto os drones podem voar, quão grandes eles podem ser, quão longe seus pilotos podem voar e, em alguns lugares, os drones não são permitidos. Além disso, os requisitos para que os pilotos de drones obtenham permissão para voar também não são os mesmos em todos os lugares.

 

Também há aspectos de segurança que precisam ser considerados, pois os drones estariam voando sobre a cabeça das pessoas. Transporte de pacotes e qualquer erro do operador ou falha de conexão pode resultar em queda de pacotes, ou colisões de drones.

 

Mas mesmo com esses contrapontos ao seu uso, os especialistas acreditam que os drones no Brasil são uma operação logística que se tornará mais relevante de cinco a oito anos, e por mais importantes que sejam as limitações, vale a pena superá-las ao se considerar os benefícios.

 

Entregas por Drone no Brasil

 

Aqui no Brasil, em janeiro de 2022, a empresa Speedbird Aero, em parceria com o iFood, realizou a primeira entrega de produtos, com autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Com isso, tem aumentado o debate sobre o uso de drones para fins comerciais e a Autoridade de Aviação Civil Brasileira vem analisando há algum tempo essa regulamentação para o uso comercial de drones destinados a entregas.

 

Mas existem muitos desafios e pontos importantes para o setor na efetivação dos drones em suas operações logísticas.

 

Segurança: em aventura de novas autorizações, poderemos ter vários drones de diferentes empresas sobrevoando as nossas cabeças. Como organizar esse espaço aéreo de maneira segura?

 

Limitações os drones mais tradicionais são limitados na questão do peso. Eles podem segurar produtos com cerca de 3kg. Nesse sentido, entregas de produtos mais pesados continuarão com a logística convencional.

 

Sons: os drones por si só são bem barulhentos e isso pode prejudicar a utilização dos equipamentos em bairros residenciais, já que os moradores podem barrar a modalidade de entrega por conta dos sons ou limitar o uso do equipamento em horários comerciais.

 

Chuvas: drones são equipamentos eletrônicos e em dias de chuvas pesadas, podemos ter um acúmulo de entregas por conta de temporais, que fecham até aeroportos, por exemplo. Esses equipamentos estão preparados para isso?

 

Roubos: precisamos nos precaver de assaltos e, com drones sobrevoando as cidades, será necessária uma atenção maior nesse quesito, não só pensando nos roubos ou furto do equipamento, mas também da carga, até chegar ao destino.

 

Ainda existe um vasto serviço a ser concluído mais da realidade do trato de drones para entregas de encomendas. Na condição operacional, as empresas precisarão corrigir a gerência de rotas, o que significa mais serviço e base de softwares para viabilizar a operação.

 

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