O transporte marítimo de mercadorias é uma peça fundamental na movimentação de cargas no comércio exterior. Cerca de 80% do volume total de mercadorias são transportadas através deste modal e empresas de diferentes portes e segmentos recorrem a ele em busca de eficiência, segurança e economia. Hoje nós iremos analisar as principais diferenças entre duas modalidades no transporte marítimo: o break bulk e a conteinerização.
O que é Break Bulk?
O break bulk, ou carga fracionada, é um tipo de transporte marítimo onde as mercadorias são embarcadas separadamente, sem o uso de contêineres. Em geral, são volumes grandes, pesados ou com formatos irregulares, que não se encaixam nos padrões de conteinerização. Alguns dos principais exemplos desse tipo de carga, são:
- Equipamentos industriais e de mineração
- Peças de grandes dimensões
- Estruturas metálicas
- Maquinários de construção pesada
- Bobinas, torres eólicos, trilhos ferroviários
Estima-se que o break bulk representa apenas 6% do volume global de cargas marítimas, aproximadamente. Embora seja uma fatia menor em comparação à carga conteinerizada, ele continua sendo essencial para segmentos que lidam com projetos logísticos complexos e transporte de cargas de projeto.
Essa modalidade é ideal para cargas de grandes dimensões ou com pesos excessivos pois permite o embarque direto da carga, sem a necessidade de desmonte. Além disso, ela oferece uma maior flexibilidade na manipulação de cargas unitárias ou de difícil estufagem
As suas desvantagens, no entanto, incluem o manuseio mais complexo e sujeito a riscos, embarques mais lentos se comparados às cargas que vão em contêineres e uma frequência menor de navios dedicados.
O que é carga conteinerizada?
O ato de colocar mercadorias em diferentes contêineres para transportá-los internacionalmente revolucionou o transporte marítimo ao padronizar o embarque de cargas. Utilizando contêineres metálicos de 20 ou 40 pés, as cargas são acondicionadas de forma segura e otimizada e levadas para diferentes destinos pelo mundo.
Alguns exemplos comuns e utilizados no dia a dia de mercadorias transportadas via contêiner são alimentos processados, peças automotivas, produtos químicos, têxteis, entre outros.
A conteinerização oferece diversas vantagens como maior segurança contra avarias e furtos, agilidade nas operações portuárias, redução de custos com manuseio, melhor aproveitamento de espaço e padronização e a facilidade no transporte multimodal. No entanto, ao contrário do embarque break bulk, existem limitações de volume e peso por contêiner, sendo uma modalidade inadequada para cargas com dimensões fora do padrão e é necessária uma estufagem adequada.
Break Bulk ou Conteinerização: o que considerar?
Ao escolher entre o break bulk ou a carga conteinerizada, é preciso levar em conta alguns fatores, como:
- Tipo da carga: é volumosa, pesada ou irregular? Break bulk pode ser a melhor solução. Se é paletizada, empacotada ou fracionável, a conteinerização tende a ser mais vantajosa.
- Custo e prazo de entrega: o break bulk costuma ter maior tempo de manuseio e exigência técnica, o que pode encarecer o processo.
- Infraestrutura portuária: nem todos os portos estão preparados para cargas de projeto, mas sim estruturas para operar contêineres.
- Segurança: contêineres oferecem mais proteção contra roubo e intempéries.
- Volume de embarques: operações frequentes e padronizadas se beneficiam mais com a conteinerização.
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Fontes:
https://www.maersk.com/logistics-explained/transportation-and-freight/2024/09/18/break-bulk-cargo
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