O mundo da logística é composto por uma pluralidade de serviços que foram desenvolvidos e direcionados aos importadores e exportadores para tornarem seus processos mais fáceis, ágeis e eficientes.
A logística Door to Door é um exemplo desses serviços, sendo uma modalidade que agrega eficiência operacional e otimiza o transporte de uma cargas do início ao fim, concentrando as atividades em um fornecedor centralizado.
Neste artigo iremos explorar o que é a logística door to door, em quais casos são utilizados, suas vantagens em uma operação de exportação e importação, e quais são suas etapas.
O que é a logística Door to Door?
O termo Door to Door, traduzido para o português, significa porta a porta. É uma expressão utilizada no mundo dos transportes para se referir a uma operação logística completa, no qual uma empresa prestadora de serviços logísticos (normalmente um agente de cargas), se responsabiliza por todas as etapas no transporte de uma mercadoria, da origem ao destino, ou seja, da porta da fábrica do exportador, até a porta das instalações do importador.
Em uma operação de logística internacional fora do escopo Door to Door, há várias contratações de prestadores de serviço nas diferentes etapas do processo, como no transporte interno do armazém do exportador até o porto ou aeroporto, no desembaraço aduaneiro (tanto na origem como destino), o transporte internacional em si, e o transporte rodoviário local ao chegar no país de destino.
Quais as vantagens desta operação?
As principais vantagens ao optar por uma operação Door to Door, são:
- Terceirizar as atividades logísticas: muitas vezes a empresa não possui know-how ou a equipe necessária para coordenar de perto todas as etapas do processo de importação ou exportação, dessa forma, delegar as atividades ao realizar a contratação de uma logística Door to Door é uma ótima solução.
- Centralizar as informações: a empresa contratante irá receber por parte do agente de cargas ou operador logístico as atualizações do processo, muitas vezes por e-mail via follow-up, o que torna prático para ficar a par do status das etapas do processo, além de receber as informações de um único ponto, otimizando a comunicação.
- Redução de custos: ao reduzir intermediários e contratações feitas de formas individuais, como desembaraço, logística nacional, internacional e de entrega, é possível obter reduções de custos, seja por meio de uma negociação especial, ou também porque o agente de cargas vai direcionar o serviço necessário (como entrega no destino) para o fornecedor certo, que tenha um ótimo custo-benefício.
- E também trazendo conveniência para processos que exigem uma tratativa diferenciada, como por exemplo, quando uma das partes (importador ou exportador) queira se envolver minimamente no processo, como é o caso dos Incoterms EXW ou DD
Entenda as etapas Door to Door
O processo Door to Door, sob responsabilidade de um único agente de cargas, se desenvolve da seguinte maneira:
Após efetuado a negociação entre importador e exportador e o produto estiver quase pronto, é nomeado um agente de cargas (após aprovação da cotação), que irá realizar toda a operação. Uma vez que a carga esteja pronta, os documentos de embarque serão emitidos e iniciará a logística.
A carga é então coletada, normalmente na fábrica do exportador, e pode ser levada para um armazém (seja para conferência da carga, ou aguardar uma data mais próxima do embarque) ou é levada direto ao porto, aeroporto, ou ponto de fronteira alfandegado. Caso seja uma carga conteinerizada, ela será estufada nas instalações do exportador, ou no próprio armazém do agente. Em paralelo é feita a tratativa do seguro internacional, caso tenha sido contratado.
Na área alfandegada (porto e aeroporto), são realizados os procedimentos aduaneiros para a exportação da carga, mas nesta etapa pode haver bastante variações, dependendo do país onde a mercadoria se encontra, pois cada aduana funciona de uma forma.
Uma vez liberada perante a aduana do país, a carga seguirá no modal de transporte internacional designado, seja marítimo, aéreo ou rodoviário.
Após o trânsito internacional e a chegada da carga no porto ou aeroporto no destino, são efetuados os procedimentos de desembaraço aduaneiro relativos à importação, onde se pagam os impostos e é conferido as veracidades das informações declaradas, e caso tudo certo, a carga será liberada.
Quando liberada, a carga seguirá viagem até o armazém do importador, onde será concluída a entrega. Caso seja um container, é ainda necessário fazer a devolução do mesmo ao armador, após a mercadoria ser retirada do equipamento.
Todas essas etapas são acompanhadas e conduzidas por profissionais que buscam alinhar cada fase do processo, evitando erros e superando desafios, garantindo assim a máxima eficiência operacional.
Embora a logística Door to Door traz diversas vantagens e facilidades para o contratante, é imprescindível que o agente de cargas escolhido seja uma empresa que você tenha confiança e que já tenha um histórico de bons serviços prestados, pois uma operação desse porte significa uma responsabilidade muito maior, com prejuízos e problemas que podem se multiplicar em mãos erradas.
A Porthos oferece soluções completas em logística internacional, garantindo um serviço Door to Door eficiente e de excelência, agregando mais comodidade e segurança para seus processos.
Entre em contato e solicite uma cotação sem compromisso!