O Porto de Santos é o segundo maior da América Latina e o principal porto do Brasil. Suas instalações atendem diversos tipos de cargas, desde granéis sólidos, líquidos, carga geral solta, conteinerizada e cargas projeto.
No ranking global de movimentação de contêineres, o Porto de Santos se encontra na 40ª posição, listado pela Lloyd’s List. Além de sua relevância atual, sua atividade tem raízes e faz parte da história do desenvolvimento do Brasil.
Para conhecermos mais sobre o Porto de Santos, neste artigo iremos trazer sua história, importância econômica, infraestrutura, e os recentes dados de movimentação.
História e evolução do Porto de Santos
O Porto de Santos teve início em suas atividades ainda durante o Brasil Colonial, no século XVI. Com o tempo, a estrutura portuária foi ganhando atenção, por escoar as produções de café e açúcar que vinham do interior do Estado.
No final do século XIX, buscando desenvolver a estrutura portuária, o governo realizou a concessão do porto a investidores privados, e em 1892 a Companhia Docas de Santos, a detentora da concessão, inaugurou os primeiros 260 metros de cais, e assim criando o primeiro Porto Organizado do Brasil.
Em 1980 terminava a concessão da Companhia Docas de Santos. A administração portuária então retorna para o Governo Federal, sendo assumida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Em 1993, com a promulgação da Lei dos Portos, que transfere as operações portuárias para o setor privado, a Codesp passa a exercer o papel de Autoridade Portuária de Santos, mais tarde alterando sua razão social para Autoridade Portuária de Santos S.A (APS).
Já em 2013, é promulgada a nova Lei dos Portos, que flexibiliza a legislação para a instalação de terminais de uso privado.
Desde então, o porto passou por ampliações e modernizações em suas instalações, contando com terminais especializados para cada tipo de carga, batendo recordes de movimentação ao longo dos anos e sendo reconhecido como um dos portos mais importantes do mundo.
A importância econômica do Porto de Santos
O Porto de Santos é um dos pilares do comércio exterior brasileiro, conectando mais de 600 destinos e movimentando cargas de mais de 200 países.
A área de influência do Porto de Santos abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, sendo a opção logística mais econômica para a exportação ou importação de bens. Nestes estados se concentram 86 milhões de pessoas, e 51% do PIB brasileiro.
Outro fato que esclarece sua importância, é que aproximadamente 90% do parque industrial do estado de São Paulo localiza-se a menos de 200 km do porto.
Em 2023, 29% das trocas comerciais brasileiras passaram pelo Porto de Santos. Houve também recordes históricos, movimentando 173,3 milhões de toneladas, número 6,7% maior que o de 2022 (162,4 milhões).
Durante o ano, ocorreram 5452 atracações de navios, número 5% superior ao período anterior, e 4,7 milhões de TEU foram movimentados.
As principais cargas movimentadas em 2023 foram a soja (40,3 milhões tons), açúcar (22,5 milhões tons), milho (21,4 milhões tons), fertilizantes (9,0 milhões tons) e celulose (7,4 milhões tons.)
Nota-se que o porto tem um forte destaque na movimentação do setor agrícola, já que esta é a principal atividade exportadora da economia brasileira.
Em 2024, o Porto de Santos continua em crescimento: de janeiro a maio, registrou um movimento acumulado de 72,8 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 11,5% em relação ao resultado do mesmo período do ano passado. As cargas do agronegócio seguem liderando o crescimento, com destaque para o açúcar, café em grãos, carnes, celulose e fertilizantes.
O acumulado do ano de containers movimentados totaliza 2,12 milhões de TEU, 17% acima do mesmo período anterior.
Infraestruturada do Porto de Santos
O Porto de Santos está localizado a 70 km de São Paulo, e se conecta a uma ampla rede de transportes que possibilita anualmente a importação e exportação de milhões de toneladas de bens.
Conforme dados da edição de 2023 Fatos e Dados divulgada pelo porto, a rede de transportes que integra o Porto de Santos conta com os seguintes modais: rodoviário, responsável por 53,1% do volume de cargas, ferroviário com 34,6%, dutoviário com 5,3% e o aquaviário por meio de transbordos, com 7% de participação no volume de cargas. São cerca de 7800 caminhões e mais de 1300 vagões ao dia.
Como é um porto multipropósito, ou seja, atende vários tipos de cargas, há 59 terminais, no qual se dividem para atender cargas específicas.
Os terminais de contêineres ocupam área total de 1,5 milhão de m², com possibilidade de expansão, e suas operações ocorrem em 11 berços e 4 terminais. A capacidade dinâmica de movimentação é de 5,3 milhões de TEU ao ano.
Para as cargas de granél sólido vegetal, são 15 berços de atracação, 16 terminais, e capacidade dinâmica de 75,6 milhões de toneladas ao ano. Já para as cargas de granél sólido mineral, são 4 berços de atracação, 4 terminais, e capacidade dinâmica de 13 milhões de toneladas ao ano.
Além dos citados acima, o porto ainda conta com terminais exclusivos para a movimentação de granel líquido para combustíveis e químicos, granel líquido para sucos cítricos, celulose, e para navios Ro-Ro.
Conclusão
Desta forma, neste artigo foi possível compreender a importância e grandeza do Porto de Santos. Com uma história de desenvolvimento que caminhou junto ao Brasil, hoje sua relevância é a nível global.
O porto atende diversos segmentos, em especial o agrícola, e os últimos dados apontam que a tendência é continuar em pleno crescimento.
Ao longo dos anos, os investimentos e melhorias auxiliaram para tornar o Porto de Santos um hub moderno e eficiente para o comércio exterior brasileiro, demonstrando que é uma ótima opção para quem deseja uma logística eficiente na hora de exportar ou importar.
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