Despachantes Aduaneiros e Freight Forwarders: Qual é a diferença?

Despachantes Aduaneiros e Freight Forwarders: Qual é a diferença?

Quando se trata de remessa internacional, despachantes aduaneiros e freight forwarders desempenham papéis muito importantes e semelhantes de várias maneiras, o que pode levar você a pensar que esses são apenas dois nomes para a mesma coisa, mas na verdade suas funções são diferentes, especialmente quando olhamos para suas áreas de especialização e suas responsabilidades gerais na gestão de uma empresa de transporte.

 

Neste artigo, analisamos o que exatamente difere um do outro, e o que mais esses profissionais podem ser útil para você e suas necessidades internacionais.

 

Despachantes Aduaneiros

 

Os despachantes aduaneiros são profissionais que lidam com a burocracia aduaneira em nome do proprietário da carga para obter o desembaraço da mercadoria. Conhecem perfeitamente os procedimentos alfandegários e os documentos necessários para que o envio esteja de acordo com as leis do país, garantindo assim um processo mais tranquilo, quase sem aberturas devido a erros que podem causar atrasos e custos adicionais.

 

Além disso, despachantes aduaneiros são funcionários autorizados pelo governo a trabalhar como tal.

 

Freight Forwarders

 

Freight forwarders são profissionais que lidam com a parte logística da operação e desempenham um papel de gestão na movimentação de uma carga em nome do proprietário. São profissionais experientes e altamente capacitados nas áreas de contratos de transportadoras, agendamento, gestão de estoque e tudo relacionado a uma operação de embarque.

 

Por mais que geralmente se concentrem no transporte de carga física, o trabalho dos freight forwarders também lida com documentos, e alguns despachantes oferecem o desembaraço aduaneiro como parte de um serviço de logística integrada.

 

Ressalte-se que muitos freight forwarders também são despachantes aduaneiros, mas nem todos os despachantes aduaneiros também são freight forwarders.

 

Veja também:

 

Como diferencia-los?

 

Simplificando, os freight forwarders são gerentes, focados em uma operação de transporte bem-sucedida e econômica. Enquanto isso, os despachantes aduaneiros são profissionais burocráticos que trabalham para obter o desembaraço de uma remessa.

 

Quem eu preciso na minha operação?

 

Ambos os profissionais são necessários para um transporte de remessa.

 

Não é recomendado que você, como expedidor, tente gerenciar integralmente o funcionamento de sua operação por conta própria. Quaisquer erros causarão atrasos e podem ser muito caros e, não apenas isso, mas certamente sua atenção provavelmente poderia ser mais bem usada em outra função. É muito difícil para alguém inexperiente e com poucos contatos agendar reservas com transportadoras confiáveis, bem como reunir todos os documentos necessários devidamente preenchidos para apresentar à alfândega.

 

A escolha mais inteligente é ir com uma agência de frete que também oferece desembaraço aduaneiro como parte de seus serviços. Dessa forma, você pode contatar um único profissional capaz de lidar com todos os aspectos do transporte de sua carga com a expertise necessária e alcance de contatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *