O Porto de Santos iniciou as suas atividades ainda no século XVI com estruturas bem diferentes de tudo que conhecemos hoje em dia. No entanto, a partir do final do século XIX, após a concessão do Porto a investidores privados, muita coisa mudou e as melhorias foram acontecendo pouco a pouco. Em 1890, surgiu a Companhia Docas de Santos (CDS) que em dois anos construiu e inaugurou os primeiros 260 metros de cais, criando então o primeiro Porto Organizado do Brasil.
Hoje nós iremos entender mais sobre esse terminal tão importante para a nossa economia, visto que o Porto de Santos é a principal porta de entrada e saída de mercadorias do país!
Movimentação de cargas do Porto de Santos e a sua importância para o comércio exterior brasileiro
Ano a ano, o Porto de Santos vem se destacando em tecnologia, inovação e no aumento da sua capacidade de movimentação de cargas. Em um informe divulgado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), foi confirmado que o Porto de Santos é o maior da América Latina.
Vamos a alguns dados que confirmam a importância gigantesca de Santos para a economia brasileira? Em 2024, o porto registrou um novo recorde histórico atingindo 179,8 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e dezembro, o que representou um aumento de 3,8% em relação a 2023. Enquanto o volume de embarques atingiu 131,3 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 1,0% em comparação com o ano anterior, as descargas, por sua vez, somaram 48,5 milhões de toneladas — um avanço significativo de 12,1%.
A movimentação de contêineres foi um dos grandes destaques do ano: ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 5 milhões de TEUs (medida padrão de contêiner de 20 pés), encerrando o ano com 5,4 milhões movimentados — uma alta de 14,7%. No segmento de granéis sólidos, que totalizou 90,7 milhões de toneladas, o açúcar se destacou com 27,0 milhões de toneladas, um expressivo aumento de 17,8%. A soja em grão alcançou 27,8 milhões de toneladas exportadas, enquanto o milho registrou 15,9 milhões. Outros produtos também tiveram desempenho positivo: farelo de soja (+2,5%), café em grão (+41,2%) e carnes (+31,5%).
Os granéis líquidos somaram 19,6 milhões de toneladas, 1,2% acima de 2023, marcando um recorde histórico para esse tipo de carga. A movimentação de gasolina cresceu 48,2% e a de óleo diesel e gasóleo, 25,8%. Já as cargas gerais soltas atingiram 9,6 milhões de toneladas, crescimento de 9,3%. A celulose liderou esse segmento com 8,1 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 11,3%.
O fluxo de embarcações também cresceu: 5.557 navios passaram pelo Porto de Santos em 2024, 1,9% a mais do que no ano anterior. O porto reforçou sua importância na balança comercial brasileira, elevando sua participação de 28,5% para 29,0% e movimentando US$174,43 bilhões. A China seguiu como principal parceiro comercial (27% das transações), e o Estado de São Paulo concentrou 53,7% das operações internacionais.
Quais os principais investimentos no terminal?
Tanto o setor público como o privado estão atentos à importância do Porto de Santos para o país, no entanto, uma série de investimentos vêm sendo realizados assim como previsões bilionárias para os próximos anos.
O plano de investimentos para o Porto de Santos mais do que duplicou em um ano e agora soma R$22 bilhões, segundo Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de São Paulo (APS). Ele explicou que o montante combina R$12 bilhões em recursos públicos, o maior valor já investido na história do porto, e R$10 bilhões provenientes da iniciativa privada. Esses investimentos têm como objetivo modernizar a infraestrutura do principal porto da América Latina e reforçar sua integração com a cidade.
No caso da iniciativa privada, os aportes são exigidos por contrato sempre que uma empresa assume a concessão de áreas por 25 anos, sendo responsável por melhorias como reforma de cais e acesso operacional. Inicialmente, o governo federal havia planejado cerca de R$10,6 bilhões para 12 projetos estratégicos, incluindo R$6 bilhões para a construção do túnel entre Santos e Guarujá. Outros projetos incluem o aprofundamento do canal de navegação para até 17 metros, melhorias no acesso terrestre com a construção de viadutos na Alemoa e a segunda fase da perimetral no Guarujá (R$700 milhões via PAC).
Também está prevista a construção do terminal Tecon Santos 10, que será o maior de contêineres do Hemisfério Sul, aumentando em quase 60% a capacidade atual. Para atender à demanda gerada, será implantado um condomínio logístico no bairro Saboó, com edifício-garagem e gestão privada por 25 anos. A previsão é que tudo esteja pronto até 2027.
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Fontes:
https://www.portodesantos.com.br/
https://www.santosbrasil.com.br/