Fretes continuarão com preços altos até 2023, segundo agência.

Fretes continuaram com preços altos até 2023, segundo agência.

A redução dos preços dos fretes não irá acontecer tão cedo no mundo inteiro, segundo alguns estudos e previsões. Segundo a agencia especializada em transporte marítimo Sea-Intelligence, deve levar ainda entre 18 e 30 meses até que os fretes voltem a um patamar “normal”.

Para entender este estudo é necessário compreender os níveis pré-pandêmicos do CCFI (China Containerized Freight Index, índice baseado nos fretes de 12 rotas internacionais) desde 1998.

Foram encontrados cinco períodos em que o frete teve baixas longas (em vermelho no gráfico abaixo) e cinco períodos de aumentos sucessivos (em verde).

Fonte: Sea-Intelligence
Fonte: Sea-Intelligence

Levando em conta esses períodos, a Sea-Intelligence encontrou médias de queda semanal variando entre -0,4% e -0,9%. Essa baixa maior houve durante a crise financeira global de 2008-2009.

Na média de -0,9% semanal, demoraria cerca de 18 meses para que os fretes retornassem aos níveis pré-pandêmicos. Porém, a crise do fim da década retrasada foi um cenário bastante atípico para ser algo no qual se basear.

Se o cálculo levar em conta as médias de baixas apresentadas em conjunto nesses cinco períodos de recuo mostrados em vermelho no gráfico, levaria cerca de 26 meses para que os fretes voltassem a algo próximo do normal nos seus preços.

 

Porém vale lembrar que o ápice de preços registrado atualmente é muito maior do que já registrado anteriormente, e que ele vem depois de uma série muito longa de aumentos. Levando também em conta a força dessa última longa subida, a agência calcula cerca de 30 meses para o retorno à normalidade.

Essa normalidade para o CCFI, segundo a agência, seria um índice com frete próximo ao nível 1000, considerando também a média histórica.

Confira o site da Sea-Intelligence para mais detalhes.

Porblemas com fretes? Conte com a Porthos International

Preocupado com o aumento dos fretes? Não se preocupe, conta com profissionais qualificados e especializados na área de transporte marítimo. A Porthos conta com mais de 20 anos de experiencia e pode te ajudar. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *