Crise do café: problemas nos portos afetam as exportações do grão

Crise do café: problemas nos portos afetam as exportações do grão

Nos últimos meses, o Brasil vem acompanhando de perto o aumento do preço interno do café, um produto da nossa cesta básica que vem sofrendo com a inflação. Até março de 2025, o preço do café no mercado internacional já subiu quase 40% no mundo todo em relação à média dos preços de 2024.

 

Vamos entender um pouco mais sobre essa alta no Brasil e no mundo e como a crise logística também faz parte dessa alta?

 

Qual é a participação do Brasil no mercado internacional de café?

Você sabia que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo? O nosso país é responsável por aproximadamente 35% da produção global e por 32% das exportações do grão não torrado.

 

E é claro que a bebida também faz parte do dia a dia dos brasileiros, tornando o Brasil o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás dos Estados Unidos, apenas.

 

Em 2024, o Brasil exportou cerca de 2,7 milhões de toneladas de café não torrado, sendo o 7º principal produto da nossa pauta de embarque. Em relação a 2023, houve alta de 30% na quantidade de café exportada e o preço da commodity subiu 18,5%, fazendo com que a soma das exportações atingissem US$11,2 bilhões, alta de 55%.

 

O estado de Minas Gerais lidera as exportações brasileiras de café com aproximadamente 70% de participação. Em seguida, vem o Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rondônia. Em relação aos principais compradores externos do café brasileiro, os principais destaques são os Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Itália, Japão, Espanha, Holanda e Turquia.

 

A crise logística e seus impactos no mercado de café

A ineficiência logística nos portos brasileiros tem causado prejuízos significativos para os exportadores de café. De acordo com dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), apenas em janeiro deste ano, as perdas chegaram a R$6,1 milhões. Nos últimos oito meses, esse montante já soma R$57,7 milhões, evidenciando um cenário preocupante para o setor. O principal motivo dessas perdas são os constantes atrasos e mudanças de escalas nos principais portos do país. Quase 70% dos navios sofreram alterações em seus cronogramas, dificultando o fluxo de exportação e impactando diretamente os produtores e exportadores de café.

 

Essas irregularidades logísticas resultam em custos adicionais, como armazenagem prolongada e multas por atraso na devolução de contêineres. Por ser o principal exportador global do grão, o Brasil precisa de eficiência logística para garantir a competitividade do setor no mercado. No entanto, os diversos problemas enfrentados nos portos comprometem a previsibilidade das operações e reduzem a confiança dos compradores internacionais.

 

Alternativas e soluções para minimizar os prejuízos

Para minimizar os impactos dessa crise logística enfrentada pelo setor cafeeiro, especialistas apontam a necessidade de investimentos em infraestrutura portuária, ampliação da capacidade operacional e maior eficiência na gestão logística.

 

Medidas como digitalização dos processos, modernização dos terminais e ampliação da malha ferroviária nacional também são apontadas como soluções para melhorar o escoamento da produção. Enquanto esses desafios persistem, os exportadores brasileiros seguem enfrentando dificuldades para garantir que o café chegue ao seu destino final dentro do prazo esperado.

 

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Fonte: https://www.cecafe.com.br/secao/publicacoes/noticias/

1 thoughts on “Crise do café: problemas nos portos afetam as exportações do grão

  1. Diogo Lima says:

    Infelizmente essa crise na nossa estrutura portuaria afeta todos os setores exportadores, vamos torcer para que essas alternativas citadas e outras mais possam ser pauta logo das politicas públicas. Modernização, ampliação e melhor gestão é um desejo de todos que atuam no setor de Comex brasileiro.

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