A importância do transporte marítimo

O importância do transporte marítimo

Uma das principais modalidades de comercio exterior é o transporte marítimo. Desde a antiguidade as embarcações são utilizadas como forma de transporte entre mercadorias. Estima-se que são movimentadas cerca de 350 milhões de toneladas de mercadorias todos os anos. A exportação marítima é responsável por 13% do transporte de cargas no Brasil, de acordo com o Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT).

O importância do transporte marítimo

Mesmo com as dificuldades no ano de 2020 por questão do novo coronavírus, o transporte marítimo resiste como uns dos principais meios de comercio exterior no mundo inteiro. No Brasil, com a crise do setor aéreo, o setor marítimo foi responsável por mais de 95% das cargas exportadas e importadas.

Tipos de transporte marítimo

  • Cabotagem: Também conhecido como “Transporte Costeiro”, é um  tipo de transporte  doméstico, pois é realizado somente entre os portos do território nacional.
  • Internacional: Também conhecido como “Transporte de Longo Percurso”, transporte realizado entre portos nacionais e internacionais.

Transporte Marítimo no Brasil

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), fundada em 2002, é o órgão responsável pela regulação e implementação de políticas públicas na área.

Porém, por outro lado, apesar do tamanho extenso e uma grande costa litorânea, o Brasil passa por diversos desafios e dificuldades no transporte marítimo. Um dos principais problemas é a situação precária dos portos brasileiros e o custo elevado do transporte. Apesar disso, O Brasil é um dos países que mais cresce nessa modalidade, pois fatores como clima e uma extensa costa, de aproximadamente oito mil quilômetros, influenciam favoravelmente essa modalidade. O transporte por vias aquaviárias é positivo por ser mais seguro e por encontrar altos números de portos estruturais no País. Além disso, oferece baixo consumo energético e é menos poluente ao meio ambiente, além de possuir alta capacidade de armazenamento e transporte de cargas de uma única vez.

Portos Marítimos no Brasil

Acima de tudo, vale ressaltar que os portos marítimos são construções realizadas para receber pessoas e mercadorias (exportação e importação), seja em navegação marítima nacional ou internacional. No Brasil, existem cerca de 40 portos públicos dos quais se destacam:

transporte marítimo - porto de Santos
  • Porto de Santos: O maior porto da América Latina, situado nas cidades litorâneas do estado de São Paulo, esse é o principal porto do país, o qual apresenta melhor infraestrutura e grande movimentação.
  • Porto de Itajaí: situado na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, é considerado o segundo maior porto do Brasil. Movimenta muitos tipos de mercadorias, com destaque para os frangos congelados, onde é o maior porto exportador do país.
  • Porto do Rio de Janeiro: Um dos portos mais movimentados do Brasil, localizado na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Movimenta grande quantidade e variedade de cargas desde produtos eletrônicos, automobilísticos, siderúrgicos e petroquímicos.
  • Porto de Itaguaí: Situado no estado do Rio de Janeiro, sendo um dos maiores e mais movimentados portos da América Latina.
  • Porto de Vitória: um dos mais importantes do país, esse complexo portuário engloba o Porto de Vitória, Porto de Praia Mole e Porto de Barra do Riacho. Está localizado na capital do estado do Espírito Santo, Vitória, sendo administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
  • Porto de Paranaguá: Situado na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, é o maior porto de produtos a granel da América Latina, sendo também o maior do país em exportação de produtos agrícolas, sobretudo da soja.
  • Porto de Rio Grande: Inaugurado em finais do século XIX, situado em Porto Alegre, o qual liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico.

Transporte Marítimo é com a Porthos International

A Porthos International oferece preços competitivos e garante qualidade e integralidade das cargas. Fazemos monitoramento online dos nossos embarques, trazendo tranquilidade a nossos clientes. Saiba mais e fale conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *