Com os resultados positivos, o PIB encerra o primeiro semestre deste ano com alta de 2,5%
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no início do mês de setembro os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para o segundo trimestre de 2022.
Resultados que comprovam que é o quarto resultado positivo consecutivo. Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 3,2%. No primeiro semestre de 2022, o PIB acumula alta de 2,5%.
“O Brasil cresceu mais que os países do G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) e cresceu mais que a China nesse primeiro semestre”, afirmou o chefe da assessoria especial de estudos econômicos, do Ministério da Economia, Rogério Boueri.
Em valores correntes, o PIB, sendo a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, totalizou R$ 2,4 trilhões no segundo trimestre de 2022.
O setor da economia que registrou maior crescimento foi a indústria (2,2%), seguida pelos serviços, que avançaram 1,3%, e a agropecuária, que expandiu 0,5%.
Apesar de não ter sido a atividade econômica com o maior resultado, foram os serviços que impactaram fortemente o crescimento do PIB do segundo trimestre, como explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
“Os serviços pesam 70% da economia, então têm um impacto maior nesse resultado. Dentro dos serviços, outras atividades de serviços (3,3%), transportes (3,0%) e informação e comunicação (2,9%) avançaram e puxaram essa alta.
Em outras atividades de serviços, estão os serviços presenciais, que estavam represados durante a pandemia, como os restaurantes e hotéis, por exemplo”, disse Rebeca Palis.
Um resultado que surpreendeu positivamente os especialistas, que geram maiores expectativas para os anos seguintes.
A Porthos International oferece a melhor tecnologia e logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas nos prazos certos. Conte com a nossa tecnologia e experiência.