A importância do despachante aduaneiro

Quem trabalha com comércio exterior, ou pretende iniciar as suas negociações com empresas de fora, certamente já ouviu falar da função do despachante aduaneiro.

Tratase de um profissional essencial para viabilizar as operações entre todos os agentes envolvidos.

No entanto, para entender, de fato, quem é o despachante aduaneiro, o que ele faz na prática e quais são as vantagens de contar com um profissional qualificado e especializado, resolvemos preparar um artigo sobre a sua função e importância dentro do comercio exterior, confira o artigo que preparamos.

O que é um despachante aduaneiro?

O despachante aduaneiro é o profissional responsável por apresentar toda a documentação junto aos fiscais alfandegários, exigida pelas normas tributárias relacionadas ao despacho aduaneiro de importações e exportações.

Ou seja, o papel do despachante aduaneiro é formado em representar seus contratantes (importador ou exportador) perante todos os órgãos fiscalizadores.

Além disso, o despachante aduaneiro promove a comunicação, a liberação e as operações em geral com outros agentes envolvidos,
como operadores logísticos, armazéns, transportadoras, portos etc.

Qual é importância do despachante aduaneiro para o comercio exterior?

Considerando todas as funções de um despachante aduaneiro visto até aqui, é importante lembrar que ele tem um papel essencial dentro da logística e do comércio exterior, viabilizando as questões operacionais e burocráticas de uma operação de importação ou exportação da empresa.

Além dessa função prática, o despachante aduaneiro tem influência direta em outros fatores, como na redução de custos, sejam eles
operacionais ou tributários, na agilidade dos processos e principalmente no planejamento logístico.
No entanto, diante de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, o papel do despachante aduaneiro não se limita mais apenas dar um suporte no desembaraço das mercadorias.

Com isso, esse profissional deve entender mais a fundo sobre as especificidades e características de cada operação e da empresa contratante, como questões de vigilância, legislação vigente, exigências de armazenagem e transporte, tipo de produto negociado etc.

Por fim, vale considerar o despachante aduaneiro como um verdadeiro consultor e representante do importador ou exportador, devidamente presente nos locais em que ocorrem as operações de fato, garantido mais eficiência, rapidez e menos custos e riscos para a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *