Comércio exterior.
Hoje, 28 de janeiro, é comemorado no Brasil o dia do comércio do exterior, e o fato é que, infelizmente, muitos nem imaginam a importância comercial que essa data representa para o nosso país.
Confira abaixo tudo sobre o dia do Comércio Exterior.
Origem do dia do Comércio Exterior
Em 1808, temendo as investidas do francês Napoleão Bonaparte contra Portugal, a família real viajou para o Brasil em busca de proteção.
Até então, em sua condição de colônia, o Brasil só poderia ter relações comerciais com os portugueses, mas no dia 28 de janeiro de 1808, o príncipe Dom João VI assinou o decreto de abertura dos portos brasileiros, acabando assim com o monopólio, liberando o comércio entre o Brasil e outras nações.
Com isso, o Brasil passou a ter uma autonomia sobre seu comércio do exterior como jamais anteriormente.
Dado esse fato, o 28 de janeiro foi escolhido como o dia oficial do Comércio do Exterior, onde o Barão José da Silva Lisboa, contribuiu significativamente nessa decisão.
Impacto da liberação do comércio do exterior
Com a assinatura e liberação dos portos brasileiros, outras nações passaram a comprar produtos do Brasil, como: açúcar, algodão e tabaco.
Também passamos a ter forte relação comercial com a Inglaterra, parceira de Portugal, o que alterou significativamente a movimentação das cidades brasileiras, onde, diversos comerciantes passaram a se instalar, principalmente nas regiões centrais.
O único produto a qual fora proibido a importação foi o Pau-Brasil.
Histórico do Comércio Exterior no Brasil
1841 – Uma grande medida estratégica foi aumentar os custos dos produtos importados com a anulação do tratado com a Grã-Bretanha, o que fez com que algumas indústrias fossem instaladas no Brasil.
Outro fato importante sobre o comércio do exterior nessa década foi o aumento da importação do café nesse momento em que o Brasil buscava instabilidade na balança comercial.
1860 – Aqui a importação de café já representava 50% do total de importações, sendo a primeira vez que o Brasil apresentou um saldo positivo em sua balança comercial.
1901 – Década em que as importações realmente começaram a alavancar, principalmente pelo fato de que 75% de toda produção mundial de borracha era feita aqui no Brasil.
O café também estava em alta nessa época e para garantir os lucros dos cafeicultores, foi instituído o Convênio de Taubaté, visando manter o alto preço das importações.
Para saber mais sobre o Convênio de Taubaté clique aqui.
1990 – Passou-se a utilizar a redução de tarifas de importação, assim, os fluxos comerciais se intensificaram e foi criado o Mercosul (organização internacional criada em 1991 para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países).
Nessa década também foi instituída a OMC (Organização Mundial do Comércio), responsável pela regulamentação do comércio.
Comércio Exterior nos dias atuais
Em 2021 começamos o ano com boas perspectivas, apesar de ainda estarmos vivendo a pandemia e com reflexos diretos no transporte internacional de cargas, nossa equipe tem se empenhado nas negociações sempre em busca de oportunidades e boas alternativas para o cenário atual. Temos visto e participado de projetos de expansão em diversos setores que se movimentam mesmo com a alta das moedas e dos fretes, dessa forma acreditamos que com o avanço das vacinas em escala mundial poderemos sentir os reflexos positivos das aberturas das fronteiras, aumento de ofertas das malhas aéreas e marítimas e retomada das economias.
Diogo Lima – COO na Porthos Intl.