Atualmente, a logística é um elemento muito estratégico no mundo corporativo, com potencial para agregar muito valor à qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Ao mesmo tempo, as empresas que investem em seus processos de logística outbound e inbound podem reduzir custos, aumentar a produtividade, fortalecer a imagem de sua marca, entre outras vantagens.
É muito comum associar as atividades logísticas envolvidas em uma cadeia de suprimentos com a distribuição e transporte de mercadorias de uma empresa a seus clientes. No entanto, os processos necessários para o bom funcionamento de qualquer cadeia de suprimentos vão muito além da entrega final dos produtos. Daí a importância de diferenciar os conceitos de logística outbound e inbound.
Na postagem de hoje, você entenderá mais sobre os conceitos de logística outbound e inbound, como eles ajudam as operações de uma cadeia de suprimentos e os desafios apresentados por cada um. Ficou interessado? Continue lendo para conferir!
Logística Outbound
Este conceito refere-se aos procedimentos de transporte, armazenamento e entrega de mercadorias de diferentes fornecedores à fábrica, indústria ou empresa responsável pela fabricação do produto final. Na maioria dos casos, os processos de logística de entrada são necessários para fornecer à empresa todas as matérias-primas necessárias para operar sua linha de produção.
Os principais desafios dos processos de entrada são:
- Encontrar fornecedores confiáveis em uma faixa de preço competitiva;
- Estabelecer um equilíbrio entre as entradas e saídas da empresa para otimizar a produção e o armazenamento;
- Gerenciar o transporte pontual de todos os fornecedores até a empresa de forma a garantir que não haja atrasos na linha de produção por falta de matéria-prima;
- Recebimento dos materiais e manutenção dos processos de armazenamento / controle de qualidade;
Logística Inbound
Por outro lado, o conceito de outbound se refere a todos os processos que têm a empresa como ponto de partida e o cliente como destino final. Ou seja, a logística outbound compreende as etapas externas da distribuição, englobando todas as atividades logísticas desde o momento em que o produto está pronto até chegar ao cliente final.
Os principais desafios dos processos de saída são:
- Processamento dos pedidos dos clientes e preparação da carga para distribuição com atividades que incluem acondicionamento, encaminhamento e contratação da solução de transporte mais adequada para sua entrega;
- Emissão de todos os documentos, seguros e notas fiscais necessárias ao frete;
- Buscar parceiros de transporte confiáveis que forneçam soluções porta a porta para qualquer destino necessário;
- Desenvolvimento de estratégias de logística reversa;
- Planejamento de rota otimizado e estratégias de gerenciamento de risco;
- Acompanhar o status da carga durante todo o processo de frete e garantir que não haja atrasos.
Conclusão
Como podemos ver, as atividades de logística de inbound e outbound desempenham papéis muito importante para o sucesso de sua cadeia de suprimentos. Enquanto uma garante que sua empresa tem todos os suprimentos necessários para manter a linha de produção em funcionamento, o outro conecta seus produtos ao comprador final.
Concluímos então que, as duas partes precisam ser bem planejadas e executadas para que sua cadeia de suprimentos seja o mais eficaz possível e assim, você possa atender às expectativas de seus clientes com facilidade.
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