Hoje falaremos sobre um tema muito importante se tratando de transporte de mercadorias, a escolha do contêiner para o transporte.
Existem diferentes opções de contêiners para o transporte internacional, e diversos critérios precisam ser analisamos para escolha ideal do contêiner que será utilizado para melhor alocação da sua carga.
Dentre eles: se a mercadoria é seca; se precisa de refrigeração; se é um produto químico qual a sua altura e largura e como o contêiner em si precisa ser transportado.
Listaremos abaixo os principais tipos de contêineres disponíveis:
Dry Box ou Dry Cargo

Nas opções de 20 e 40 pés, o Dry box é um contêiner convencional e o mais utilizado no mercado, muito prático e versáteis tanto para cargas secas, quanto para granéis e até mesmo cargas úmidas ou líquidas, desde que devidamente embalados.
Contêiner ideal para produtos em caixas, tambores e pallets.
High Cube

Tem praticamente a mesma finalidade do Dry Box, porém existente apenas no modelo de 40 pés.
A única diferença basicamente é que suas dimensões são maiores, além de possuir capacidade cúbica de 76, enquanto o Dry Box tem apenas 67,7m³.
Contêiner Refrigerado

Também conhecido como Reefer, os contêineres refrigerados de 20 e 40 pés são utilizados no carregamento de produtos perecíveis, com a necessidade de resfriamento ou congelamento.
Ideal para o transporte de produtos como: medicamentos hospitalares, farmacêuticos, alimentos, entre outros.
Contêiner Graneleiro

O Graneleiro é muito utilizado para cargas secas a granel, que não precisam de sacas para serem transportadas, como grãos por exemplo.
Nesse caso em específico, os grãos são colocados através de uma escotilha no tipo do contêiner e depois descarregado pelas portas laterais.
Tanque ou Isotanque

Contêiner ideal para transportar líquidos, até mesmo químicos corrosivos.
Sua estrutura interna metálica impede vazamentos e outros acidentes.
Esse tipo de contêiner está disponível apenas em tamanho padrão com capacidade máxima de 24.000 kg (27,3m³).
Ventilado

Ideal para transportar cargas que precisam de ventilação natural, geralmente commodities como café.
Os ventiladores aspiram o ar natural para o seu interior e expelem o ar saturado.
Flat Rack

Aberto no topo e nas laterais, o Flat Rack possui portas rebatíveis nas extremidades.
Esse tipo de contêiner é ideal para o transporte de mercadorias com excesso de comprimento ou largura, como máquinas e equipamentos, estando disponíveis nos tamanhos de 20 e 40 pés.
Já sabe qual o melhor tipo de contêiner para transportar o seu produto? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.