Seguro de carga – A Importância de ter e os principais tipos 

Seguro de carga
Ao realizar o transporte de suas mercadorias, seja nos moldes rodoviário, aéreo ou marítimo,  elas estarão expostas a muitos riscos. Mesmo com a ajuda de uma empresa confiável de agenciamento de carga, existem muitos fatores externos que podem interferir no andamento  de uma operação logística. Portanto, é fundamental contratar um seguro internacional de  cargas para sua demanda. 
O seguro de carga tem como principal objetivo cobrir qualquer tipo de problema que comprometa a integridade da carga durante a importação ou exportação. Embora existam diversos tipos de seguros de carga, em geral, todos devem cobrir os danos físicos sofridos no embarque em virtude de circunstâncias imprevistas fora do controle do proprietário da carga. 
Aplicam-se a acidentes marítimos, naufrágios, pirataria, explosões, etc. Para que as mercadorias sejam seguradas, elas devem ter sido acondicionadas corretamente e de acordo com as condições exigidas para aquele tipo específico de carga. 

Tipos de Seguro Internacional de Cargas 

Como já mencionando existem diversos tipos de seguro internacional de cargas disponíveis no mercado. Alguns garantem cobertura ao transportador e possuem contratação prevista por lei (seguros de responsabilidade civil), e outros são facultativos e garantem cobertura ao proprietário da carga (nacional e internacional). Dentre as modalidades de seguros, destacam-se: 

Seguros para o proprietário da carga 

Os proprietários de cargas de importação e exportação costumam contratar um seguro intermodal para assegurar uma cobertura mais abrangente, que contemple os possíveis riscos de todos os meios de transporte que forem utilizados para o transporte das suas mercadorias, desde a origem até o destino. 
Além da indenização para eventuais perdas e danos à mercadoria transportada, esse tipo de seguro cobre impostos, frete, lucros esperados e despesas diversas. 
A Porthos International possui apólice aberta nessa modalidade com possibilidade de incluir o CNPJ do importador ou exportador como beneficiário e com uma gama variada de produtos. Nos consulte. 

Seguros de Carga para o Transportador 

 
Essas são modalidades voltadas aos riscos do transportador para acidentes e responsabilidades  ocasionadas no âmbito do veículo utilizado para o transporte, seja aeronaves, caminhões ou 
navios.  Se discute ainda no mercado brasileiro o seguro de responsabilidade civil para empresas de agenciamento de cargas e intermediários, mas para essa modalidade ainda não é facultativo assim como os transportadores propriamente dito. Por esse motivo o seguro do proprietário da carga se faz muito necessário uma vez que ele terá cobertura ampla para todo o trajeto contratado. Vamos aos tipos mais comuns utilizados. 
  • RCT-VI 
O seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário em Viagem Internacional resguarda o transportador de responsabilidade sob qualquer dano à carga durante um frete internacional. 
  • RCTA-C 
O Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas (RCTA-C) é destinado para empresas que realizam operações de transporte de cargas através do modal aéreo, cobrindo danos às mercadorias transportadas desde que eles tenham sido causados pelo transportador segurado. 
  • Seguro Marítimo 
Esse seguro tem por finalidade garantir indenizações ao transportador marítimo por perdas ou danos às mercadorias de uma embarcação. Sua cobertura estende-se a qualquer tipo de navegação, seja ela marítima ou em águas fluviais. 
 

Conte com uma boa empresa para fazer o seu seguro de carga

Concluímos que é necessário não só contar com uma empresa qualificada para importa ou  exportar seus produtos, mas também é necessário contar com um parceiro ideal para assegurar a sua carga. Conte com uma empresa com experiência em logística internacional  para realizar o seguro da sua carga. A Porthos International é ideal para te ajudar nessa questão. Fale conosco e tenha a segurança ideal para os seus transportes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *