O transporte marítimo e a preservação do meio ambiente.

O transporte marítimo e a preservação do meio ambiente.

Toda atividade humana gera algum impacto positivo ou negativo ao meio ambiente, no transporte marítimo não é diferente. Atualmente as empresas navegação, também conhecidas como armadores, precisam ter cuidados redobrados quanto a isso, pois, infelizmente os mares e os oceanos sofrem muito com a emissão de gases poluentes e poluição em geral. Para mudar esse cenário, é preciso pensar em uma estratégia de sustentabilidade e conscientização de preservação dos nossos mares. Pois essa questão engloba o futuro das novas gerações na Terra.

Recentemente, o Comitê Ambiental da IMO (Organização Marítima Internacional) aprovou novos regulamentos para reduzir a intensidade do gás carbono no navios de carga.  Uma noticia muito boa para a sustentabilidade do planeta.  

Como ter um transporte marítimo sustentável?

Como ter fazer transporte marítimo sustentável

Existem muitos tipos de resíduos gerados no frete marítimo, como resíduos de cargas, de papel   e plástico, resíduos gerados nas cantinas das embarcações, louças sanitárias e sobras de mercadorias, além de residuos perigosos como lubrificantes, vernizes, solventes e baterias usadas. Todo esse material gerado nos portos deve ser armazenado em baias dentro de contêineres fechados, seguindo o gerenciamento integrado de resíduos para que esses possam ser manuseados, armazenados e encaminhados para o destino adequado. Um dos instrumentos utilizados para fazer esse controle, é uma ficha de caracterização de resíduos gerados. A partir daí, é possível destiná-los aos recipientes específicos que são padronizados por cor.

Cabotagem reduz danos ao meio ambiente

Saiba mais o que é Cabotagem. O uso da cabotagem é essencial também para ter um transporte sustentável, principalmente quando é feito transporte intermodal. Isto quer dizer que se pode usar pelo menos dois modais de transporte em uma mesma operação logística. Além de diminuir os impactos negativos ao meio ambiente, o transporte intermodal também contribui para redução de gastos. Ainda sobre gastos, é bom lembrar que diversos estudos revelam que a cabotagem consome oito vezes menos combustível. Isso comparando a cabotagem a outros modais com a mesma quantidade de carga.

Busque a empresa certa para o seu transporte marítimo. 

Cada vez mais fica difícil encontrar empresas competentes e que realizam uma logística sustentável ao meio ambiente. A Porthos International é uma empresa com mais de 20 anos de experiência e pode te ajudar a transportar a sua mercadoria sem danificar o nosso meio ambiente. Fale Conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *