Dicas de importação e exportação

Dicas de importação e exportação

O comércio exterior tem crescido consideravelmente nos últimos anos, no mundo inteiro. Cada vez mais, os países necessitam de importações e exportações de mercadorias, para abastecer bem sua população com todos os tipos de produtos e suprimentos, e ao mesmo tempo, movimentar a economia local, enviando mercadorias para outros países.

Veja mais:

Com esse crescimento das importações e exportações entre países, é necessário também cautela, medidas de segurança e conhecimento logístico bem avançado. Pensando nisso, a Porthos International, empresa com mais de 20 anos de experiência em importações e exportações, separou algumas dicas importantes para facilitar a vida de quem está começando, ou procurando realizar esse processo de importação e exportação.

Tenha uma equipe bem treinada

Na hora de planejar uma operação, seja de importação ou de exportação, comunicação é essencial. Explique bem todos os detalhes da operação ao cliente com antecedência, assim vocês terão menos chances de enfrentar problemas ao longo de seu desenvolvimento.

Sendo assim, certifique-se de que sua equipe esteja capacitada para cobrir todos os aspectos importantes da demanda de seus clientes de uma forma que seja compreensível para eles.

Sempre alinhe o que o seu cliente espera  com o que você está prometendo entregar, considerando coisas como tempo estimado de entrega, preço geral e condições de transporte. Além disso, também é necessário manter um meio de comunicação aberto durante a execução da operação, para que seu cliente esteja sempre atento ao estado de sua carga e não fique frustrado por falta de informação.

Tenha uma lista de requisitos para demandas diferentes

Além da comunicação, outra coisa muito necessária na gestão das demandas de importação e exportação é a agilidade. Geralmente, quando um cliente faz  um orçamento para a remessa de sua mercadoria, ele enviará solicitações para várias empresas diferentes.

Ter uma amostra de informações sobre preços e requisitos específicos para importação e exportação para cada país ajudará bastante também. Com algumas mudanças simples de customização, você já terá tudo preparado para enviar a cotação ao seu cliente. Isso gera credibilidade e mostrará que sua empresa é ágil em tudo o que faz e provavelmente será a sua chance de ser escolhida entre outras empresas do ramo.

E se este documento estiver realmente completo, ele também tornará o processo de negociação muito mais simples – considere que o cliente terá acesso a todos os detalhes relativos à sua operação desde o primeiro contato com você.

Escolha bem seus fornecedores de logística para importação e exportação

Dicas de importação e exportação

 Se você quer que seus clientes continuem importando ou exportando com você em longo prazo, é fundamental que você encontre boas empresas que ajudem a executar suas operações de logística.

Oferecer soluções completas e de alta qualidade melhorará sua imagem como importador e exportador no mercado, e levará seus clientes a criarem mais confiança em sua empresa. Certifique-se de se juntar a grupos internacionais de logística e de participar do maior número de eventos nesta área que puder. Você também pode pedir aos seus atuais parceiros referências nos países de que precisa e avaliar a qualidade de seu trabalho analisando suas operações anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *