A importância dos Freight Forwarders

A importância dos Freight Forwarders

Você já ouviu falar dos Freight Forwarders? Também conhecidos como agentes de cargas ou transitários, são responsáveis pela intermediação entre o exportador ou importador e empresas de transporte e logística e atuam geralmente por conta e ordem do embarcador.

Embora seja possível negociar uma operação diretamente com uma transportadora, os Freight Forwarders têm conhecimento para tornar esse processo muito mais simples, seguro e barato para sua empresa.

Saiba mais;

Principais vantagens dos Freight Forwarders

Experiência

Uma das maiores vantagens dos Freight Forwarders é o serviço de logística integrada. Uma operação de comércio exterior geralmente requer passar por muitas fases diferentes:

  1. A etapa de planejamento, onde o modal de transporte e a rota devem ser definidos de acordo com coisas como o conteúdo da carga e o prazo de entrega;
  2. A fase de cotação, onde a operadora deve ser selecionada de acordo com seu orçamento;
  3. O processo de desembaraço aduaneiro, onde todos os documentos para desembaraço da carga para importação ou exportação precisam ser cuidados;
  4. A fase de execução, que compreende toda a movimentação da carga de uma ponta a outra;
  5. A etapa de acompanhamento, onde é verificada a integridade da carga ao chegar ao destino final.

Quem escolhe fazer suas importações ou exportações sem o auxílio de um Freight Forwarder precisa cuidar de todas essas etapas separadamente, enquanto quem contrata um profissional da área, terá uma experiência mais rápida. Do planejamento ao acompanhamento, tudo será tratado por especialistas que sabem exatamente como fazer a operação fluir com eficácia.

Conhecimento e presença internacional

Outro diferencial do Freight Forwarder é o conhecimento especializado dos processos alfandegários e das culturas de importação e exportação de cada área. Quando se trata de comércio exterior, as leis podem variar muito de um país para outro. O Freight Forwarder pode ajudá-lo a planejar sua operação de forma eficaz de acordo com a origem e o destino de sua carga.

Além disso, é provável que tenham parceiros confiáveis ​​em todo o mundo, para que possam fornecer assistência e infraestrutura de alta qualidade onde você precisar – independentemente de ter um escritório lá ou não.

Custo-efetividade

Os Freight Forwarders possuem contratos com as principais companhias aéreas, marítimas e rodoviárias do mercado, o que pode tornar sua operação muito mais econômica. Quando você, como pequeno ou médio empresário, tenta negociar uma única remessa diretamente com a transportadora, é provável que ela não ofereça negócios incríveis para sua demanda. Financeiramente falando, não é tão interessante para eles.

Um Freight Forwarder, por outro lado, provavelmente terá uma base sólida de clientes e contratar a mesma transportadora para conduzir todas as suas remessas com frequência. Isso significa que a transportadora terá interesse em oferecer melhores negociações, de forma que ele continue optando por transportar a carga de seus clientes com ele. Portanto, ter um Freight Forwarder intermediário em sua negociação de frete pode torná-la muito mais barata.

Versatilidade

Muitas demandas de comércio exterior exigem a utilização de mais de um modal de transporte. Nestes casos, você tem duas opções: contratar cada fornecedor separadamente ou concentrar toda a operação em um único fornecedor.

Os Freight Forwarders podem se responsabilizar por todas as modalidades de frete envolvidas em sua operação, gerenciando o andamento de cada uma e garantindo que estejam conectadas da melhor maneira possível. Além disso, se surgir um problema como esse atraso, eles terão o know-how para ajustar o resto da operação de forma a não comprometer o seu desempenho.

Aqui na Porthos International temos um time multidisciplinar, que conta com vasta experiencia nos diferentes modais, além de contar com apoio das nossas unidades nos EUA e nossa rede de agentes presentes em todos os continentes.  Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar, será um prazer atendê-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *