A importância das cadeias produtivas internas no comércio exterior

A importância das cadeias produtivas internas no comércio exterior

Nas últimas três décadas, a economia global vem passando por um rápido processo de globalização, marcado por uma mudança nas cadeias produtivas do sistema produtivo internacional. Particularmente em termos de dinâmica de produção e comércio internacional, o sistema manufatureiro tradicional, que inclui uma ampla gama de indústrias, tornou-se cada vez mais entrelaçado em uma rede de comércio regional e global fragmentado e disperso.

Sob a direção das transnacionais, concretizaram-se processos produtivos de desverticalização (outsourcing) e deslocalização (offshoring). Como resultado, o processo de fabricação tem sido cansativo, desde a concepção do produto até o consumo final, com etapas intermediárias ocupando mais de dois terços do mercado global e tornando-se mais essenciais do que a etapa final do processo de fabricação. Esse procedimento ficou conhecido como cadeias de valor global (CGVs).

Um dos princípios da dinâmica do comércio internacional por meio de cadeias globais de valor é que ela produzirá um maior nível de equilíbrio na divisão internacional do trabalho, resultando em uma relação mais simétrica entre as nações na economia global.

Como resultado dessa crença, muitos autores se sentiram compelidos a afirmar que a política industrial não fazia sentido algum, e que a melhor política para o desenvolvimento econômico era a implementação de políticas de portas abertas – comerciais e financeiras – que ligassem os países às cadeias globais de valor .

Três evidências para o comércio mundial mostram alguns problemas com essa narrativa:

  1. a) Primeiro, o processo de distribuição das CGVs tem se constituído de forma assimétrica, com algumas regiões se beneficiando de seu envolvimento no comércio mundial por meio das CGVs, enquanto outros países e regiões estão excluídos deste processo;
  2. b) Em segundo lugar, prevalece uma lógica de comércio intrarregional que contraria os princípios do livre comércio e da abertura a novas relações comerciais;
  3. c) Em terceiro lugar, após a crise do Covid19 e agora com o conflito entre Rússia e Ucrânia, as políticas de fortalecimento das cadeias produtivas internas estão se tornando mais intensas, com os países buscando mais soberania e menos dependência do comércio mundial, quebrando a lógica do comércio em valor global correntes.

A integração dos países nas cadeias produtivas

Sobre a questão dos desequilíbrios nas formas de integração dos países nas cadeias globais de valor, Estevadeordal, Suominen e Blyde (2012) e um estudo da OCDE (2013), mostram que a reestruturação da produção pelas CGVs é feita de forma assimétrica,  algumas regiões estão avançando significativamente em sua inserção no comércio mundial, como é o caso de países  da Ásia, Europa e América do Norte, enquanto outros países de regiões como África e América Latina estão à margem desse processo, como é o caso do Brasil .   O outro problema que ficou evidente com o GCS é  que o comércio  se tornou cada vez mais intrarregional, minando assim o princípio de que o comércio é mais global por natureza, com o domínio do livre comércio beneficiando  mais equitativamente a todas as nações. Os indicadores da Organização Mundial do Comércio (OMC) especificam que o comércio internacional é essencialmente intrarregional: esse indicador foi de 67%; em nafta, 50%; e no Mercosul,  20%.

O terceiro elemento que destaca as fragilidades da crença no comércio por parte das CGV diz respeito às políticas industriais: ao contrário do que muitos argumentam, as políticas industriais nunca deixaram de existir e são justamente os países que mantiveram suas políticas industriais que obtiveram mais sucesso em comércio global. por meio das CGVs Além disso, diversos acontecimentos recentes apontam para a retomada do fortalecimento das cadeias produtivas internas e o enfraquecimento do comércio pela lógica das CGVs.   Com a crise  da economia global de 2008-2009, muitos países adotaram medidas de conteúdo local com o objetivo de fortalecer seu mercado interno para superar a crise econômica.O Peterson Institute for International Economics (PIIE) registrou um  aumento acentuado no conteúdo local métricas após a crise financeira internacional de 2008.

Esse cenário de transformação da economia global pode ser identificado nas ações dos países do mundo, intensificando suas intervenções na política industrial e na inovação. ), o Ministério e Institutos da Saúde (Institutos Nacionais de Saúde) e o Ministério da Energia (ArpaE), principalmente por meio de recursos, projetos e laboratórios financiados pelo governo, fortalecendo, por exemplo, seu complexo acadêmico-industrial-militar, que tem como foco a a criação de novos setores e atividades e  a busca por alternativas energéticas e tecnologias verdes sempre estiveram presentes, ampliando os esforços públicos de inovação. Mais recentemente, o Plano Biden deu ainda mais importância à política de fortalecimento das cadeias  produtivas internas, principalmente com a ideia do “Feito em toda a América, por todo o trabalhador da América”. setores prioritários da política industrial são para semicondutores Há US$ 52 bilhões em recursos para estimular a produção local apenas para o setor de semicondutores.

Porthos International – Especialistas em transporte internacional

A Porthos International fornece a melhor logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas nos prazos certos. Conte com a nossa ajuda e experiência, fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *