A importância do Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a diminuição do câncer de mama, criado no início da década de 1990, nos Estados Unidos.

 

No Brasil, o primeiro ato relacionado a essa conscientização aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo.

 

A data, é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover os cuidados sobre a doença; proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

 

Alertando as mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

 

Várias organizações realizam ações sobre o tema em outubro e buscam divulgar o acesso a serviços voltados à prevenção dessas doenças.

 

Desde 2020, com a pandemia COVID-19, os grupos que atuam nas campanhas em câncer de mama tiveram que repensar suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual, por frases e conteúdos inovadores, propagandas etc.

 

Outubro rosa em 2022

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele.

 

A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.

 

Já que quanto antes a mulher é diagnosticada da doença, mais chances ela pode ter do câncer de mama ser curado.

 

Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam esse diagnóstico precoce e o tratamento.

 

Por isso, as movimentações e campanhas do outubro rosa é de extrema importância, já que facilita o acesso a informações e cuidados preventivos no dia a dia da mulher. No ano de 2022, as campanhas e projetos a esse cuidado já estão sendo desenvolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *