Aumento das exportações em 2023: A importância da China

As atividades das exportações brasileiras para a China serão cruciais para o aumento das exportações brasileiras em 2023.

 

As projeções do Fundo Monetário Internacional apontam uma desaceleração no crescimento da economia mundial e das principais economias, exceto a China.

 

Os dados de janeiro da balança comercial não permitem conclusões sobre as perspectivas da balança comercial.

 

A dúvida é se um possível maior crescimento das exportações para a China será suficiente para compensar a queda nas exportações para os outros mercados, como os Estados Unidos, Argentina e União Europeia.

 

Por volta de outubro de 2022, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetava uma desaceleração no crescimento da economia mundial em 2023 das principais economias mundiais, como Estados Unidos, Alemanha e Japão.

 

A única exceção era a China, com aumento na taxa projetada de crescimento de 3,2% para 4,4%, em 2023.

 

No entanto, a continuidade da política de lockdown levava a dúvidas sobre esse resultado. O World Economic Outlook de janeiro revisou as projeções para 2023 com um viés de alta nas taxas de crescimento da economia mundial e das principais economias, mas ainda menores do que em 2022.

 

A China continua sendo a exceção, com aumento de 5,2%, em 2023. O fim da política de lockdown em dezembro do último ano influenciou esse resultado e, ao mesmo tempo, aumentou a probabilidade para que esse resultado se analise.

 

O superávit da balança comercial do mês de janeiro foi US$ 2,6 bilhões, próximo ao maior valor na série histórica dos saldos comerciais de janeiro, desde 1998, que foi de US$ 2,7 bilhões, em 2006.

 

Na comparação interanual do mês de janeiro entre 2022 e 2023, as exportações aumentaram em valor 16,4% e as importações 2,9%.

 

Mas, é importante lembrar que o ano começou com perspectivas positivas para as exportações brasileiras, mas o cenário internacional está sujeito a impactos, seja no campo geopolítico, com um possível acirramento das tensões entre Estados Unidos e China, seja de possíveis surpresas quanto ao desempenho da economia chinesa.

 

Em uma análise, é possível identificar que haverá crescimento das exportações brasileiras em 2023 em relação a 2022.

 

Tudo sobre o setor do Comércio Exterior, no site da Porthos

 

A Porthos International posta toda semana um artigo ou uma notícia sobre o mundo do comércio exterior, acesse o nosso site e siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas informações.

 

A Porthos International oferece a melhor tecnologia e logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *