Nós somos especialistas em comércio exterior e logística internacional e hoje iremos abordar um tema muito importante desse universo, os Key Performance Indicators (KPI), em português, indicadores-chave de desempenho. Vamos entender a importância dos KPIs no comércio exterior e como a Porthos pode ajudar suas operações a se tornarem muito mais eficientes?
A importância dos KPIs no gerenciamento da logística internacional
Toda operação bem estruturada segue as etapas de planejamento, execução, acompanhamento e pós, eliminando assim os riscos e aumentando consideravelmente as chances de sucesso, seja na importação ou na exportação.
Os KPIs são de extrema importância nesse tipo de operação pois eles medem o desempenho, identificam possíveis falhas e ajudam na tomada de decisões estratégicas, auxiliando as empresas a manterem o controle sobre prazos, custos e qualidade do serviço, garantindo uma operação mais competitiva e ágil.
Principais KPIs para medir o desempenho de transporte internacional
Alguns dos principais indicadores de desempenho utilizados no comércio exterior são:
- Pontualidade: esse indicador é muito importante para a geração de dados sobre os atrasos que podem impactar cadeias produtivas e a satisfação do cliente.
- Tempo de trânsito: este indicador avalia o tempo total de transporte entre a origem e o destino, permitindo identificar rotas ou métodos mais eficientes. Normalmente, o prestador de serviço já indica ao cliente no início da negociação essa estimativa de tempo.
- Fill rate: “quantidade não é qualidade”, este indicador é muito importante pois mostra o percentual de pedidos atendidos na totalidade, refletindo a capacidade de atender à demanda do cliente sem falhas.
- Custo de frete por unidade: ele é muito importante na somatória dos custos pois ajuda a analisar a eficiência e a relação custo-benefício das operações.
- Cargas com avarias: é essencial ter dados sobre as cargas que chegam danificadas ou sofrem perdas, indicando a qualidade no manuseio e transporte. Assim, é possível criar estratégias para reduzir esses danos.
Monitoramento de custos: como KPIs ajudam a otimizar gastos logísticos
Conforme citamos anteriormente, o monitoramento de custos é fundamental para otimizar a eficiência logística e garantir a competitividade de uma empresa no mercado, sendo os KPIs ferramentas essenciais para acompanhar e controlar os gastos além de ajudar as empresas na identificação de oportunidades de redução de custos, melhorando assim a tomada de decisões.
A utilização de KPIs relacionados a custos logísticos, como o “custo por unidade” , proporciona uma visão clara dos gastos em cada etapa do processo logístico, permitindo identificar áreas com altos custos e ajustar os processos para reduzir despesas. Outros KPIs como o “Transit Time” podem ajudar a identificar ineficiências operacionais que geram custos adicionais, como o tempo ocioso.
Ao melhorar esses indicadores, é possível reduzir os custos operacionais, aumentando assim a margem de lucro da sua operação. Outro KPI essencial é o Custo de Armazenagem, que visa controlar os custos relacionados ao armazenamento de produtos, ajudando as empresas a otimizar o nível de estoque, evitando excessos de gastos, além de reduzir perdas por obsolescência ou deterioração.
Já os KPIs que medem o custo de transporte por unidade ajudam a avaliar a eficiência dos custos de transporte, que representam uma parte significativa do gasto logístico. A partir desses dados, a empresa pode tomar decisões sobre otimização de rotas, escolha de transportadoras ou até mesmo repensar a estratégia de modal de transporte e optar por um modal mais acessível.
Gostou de saber mais sobre a importância dos KPIs e como aumentar o custo-benefício das suas operações logísticas a partir da análise dessas métricas? Com a Porthos você garante eficiência e segurança do início ao fim da sua importação ou exportação, nós cuidamos de todos os detalhes da sua logística internacional, mantendo você atualizado em todas as etapas do processo para sua comodidade. Conte conosco!