Cuidados na distribuição do peso da carga

Cuidados na distribuição do peso da carga

Um dos fatores mais importante para o frete rodoviário é a distribuição correta do peso da carga. Realizando uma distribuição adequada, você evita muitos desgastes e perdas de materiais na hora de realizar o frete da mercadoria, evitando sobrecargas.

Leva-se em conta também que muitos locais, países e estados tem leis e regulamentos distintos. É necessário atenção e realizar uma análise correta do material e suas características, principalmente o peso.

A Importância da distribuição do peso da carga correta

Falando de uma forma mais técnica, a distribuição ideal do peso de mercadorias em um caminhão, está ligada ao peso total que é suportado por cada eixo e pneu individual. Ou seja, realizar essa distribuição do peso da carga é muito importante para o bom funcionamento e manutenção do caminhão, evitando desgastes nos freios, molas, pneus e rolamentos. E como falamos, essa distribuição correta do peso, pode evitar muitas multas e taxas em outros países e estados.

Veja mais:

Como realizar a distribuição do peso da carga

Como realizar a distribuição do peso da carga

1 – Analise

Analise e estude o tipo de carga, o veículo que irá realizar o transporte, o número de eixos, a distância entre eles, a quantidade de peso permitida no eixo direcional, o tamanho dos pneus e o tipo de suspensão. Tudo isso é importante para determinar o peso bruto permitido no caminhão.

2- Esteja preparado

Tenha sempre em mãos o equipamento de carregamento adequado para garantir que a carga seja movimentada e embalada da maneira correta. Isso atesta a segurança do caminhão e dá segurança para que a remessa seja carregada corretamente.

3 – Atenção

Fique atento aos dois eixos principais sob a carroceria do caminhão. Eles são projetados para suportar 45% do peso, então lembre-se de planejar a distribuição entre os dois eixos traseiros. O eixo dianteiro lida com 15% da importância e dá suporte ao motor e a cabine.

4 – Organização

Empilhe sua remessa, de maneira organizada na frente do caminhão. Certificando-se de deixar um espaço próximo à parte traseira do veículo. Isso evita que a carga vaze se as portas se abrirem enquanto o caminhão estiver na estrada. Esse espaço também é uma forma de minimizar a pressão nas portas durante o deslocamento e o trânsito da carga.

5 – Embalagem

Ao embalar uma carga parcial, é essencial iniciar o carregamento logo atrás do eixo dianteiro e terminar antes do segundo eixo. Isso ajuda a garantir uma distribuição uniforme do peso e evita o desgaste dos pneus do caminhão. Depois de terminar o carregamento, certifique-se de ter a quantidade adequada de peso distribuída em cada eixo e verifique se há algum ajuste que você precisa fazer para atender às regulamentações estaduais e federais.

6 – Capacidade

É fundamental saber um pouco mais sobre as capacidades dos eixos neste cenário. Eles são limitados pela capacidade (o fabricante do caminhão informa esses dados) ou pelos limites legais de peso, o que for menor. Assim, ter a distância entre eixos correta no chassi e posicionar as cargas nos locais adequados dentro do veículo garante que os eixos sejam carregados corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?