Cargas perigosas: como lidar com o transporte

Cargas perigosas como lidar com o transporte

Um dos maiores desafios dentro do comercio exterior e interior é o transporte de cargas perigosas. É essencial que o setor de logística esteja perfeitamente sincronizado e organizado. Isso vai garantir que esses produtos cheguem íntegros ao consumidor final, gerando mais satisfação e segurança, pois o sucesso da logística não consiste somente em entregas de produtos com boa relação custo-benefício e prazo correto, a segurança para esse tipo de carga é essencial. Outro fator importante para lidar com o transporte de cargas perigosas é a preservação da saúde e da vida das pessoas envolvidas na operação, e também evitar danos ao meio ambiente.

Planejamento e organizações são palavras-chaves para um transporte de cargas perigosas, garantindo segurança e qualidade. O papel primordial dos profissionais é tomar todas as medidas de segurança necessárias.

Dicas para transporte seguro de cargas perigosas

Cargas perigosas como lidar com o transporte

Realizar um planejamento preciso e estudos de viabilidade

Primeiramente, para garantir o transporte seguro de mercadorias perigosas é preciso ter um bom planejamento. Certifique-se de analisar e estudar as características do material, entender o que o torna uma carga perigosa e a que tipo de perigos você pode estar exposto durante o seu transporte. A partir daí, você pode definir a forma ideal de lidar com isso e evitar que algum desses riscos realmente aconteça.

Contrate pessoal adequado

O transporte de cargas perigosas é algo muito serio e delicado e requer pessoal especializado para cuidar dele, desde o planejamento até a execução. No caso do transporte rodoviário, por exemplo, o caminhoneiro deve orientar os trabalhadores sobre a maneira correta de posicionar a carga no caminhão e estar preparado para passar por procedimentos específicos que atestem a segurança do frete para que seja liberado para a atividade.

Além disso, todo o pessoal deve ser devidamente treinado para saber exatamente como agir em caso de emergências com a carga.

Use os meios de transporte / embalagem corretos para cargas perigosas

Com um planejamento adequado, você terá coletado todas as informações a respeito da mercadoria e suas características. Sendo assim, você conseguira desenvolver a operação com base nas rotas, modos de transporte e embalagens ideais para acomodar a carga perigosa.

É importante lembrar que a legislação exige que os veículos que transportam mercadorias perigosas tenham um conjunto de equipamentos de emergência de acordo com o produto transportado. Além disso, fornecer embalagens adequadas à carga também é fundamental para garantir sua segurança durante o transporte. Confira nesse post dicas de embalagens para o transporte do seu produto.

Tenha a documentação necessária

Cada país tem seus próprios requisitos de documentação para o transporte de cargas perigosas. No Brasil, por exemplo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não exige licença específica para esse tipo de frete, porém o caminhoneiro deve estar inscrito no RNTRC – Cadastro Nacional de Transportadores de Carga.

Outros documentos exigidos são o RADAR (licença emitida pela Receita Federal do Brasil que permite a empresa importar e exportar mercadorias no Brasil). O Certificado de Inspeção para Transporte de Mercadorias Perigosas (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) – ambos são fornecidos pela entidade Inmetro.

A fatura também é obrigatória e deve conter informações do produto, ficha de emergência, declaração do remetente na embalagem e envelope de transporte emitido pelo fornecedor.

Ter uma estratégia de gestão de risco de transporte de cargas perigosas

Mesmo seguindo todas as dicas acima, sempre há a possibilidade de um acidente cuja prevenção está fora do seu alcance, e tudo que você pode fazer é estar preparado para isso, caso aconteça. Portanto, você deve ter ciência de todos os danos potenciais que uma logística desenvolvida por sua empresa poderia causar se algo desse errado. Esse conhecimento permitirá que você crie estratégias e planos de ação para lidar efetivamente com cada situação. De forma a causar o mínimo de danos a todos os envolvidos na operação.

Porthos International – Especialistas em transporte internacional

A Porthos International fornece a melhor logística para o seu transporte internacional e nacional, seja carga perigosa ou não. Portanto, acima de tudo, garantimos todas as medidas de segurança, com qualidade e entregas nos prazos certos. Conte com a nossa ajuda e experiência, fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?